Uma Missão com 140 anos

Foi a 27 de julho de 1882 que o Rei Dom Luís I aprovou o decreto que atribuiu à Casa da Moeda o “serviço de contrastaria ou de garantia e fiscalização do fabrico e comércio de barras e de obras de prata e de oiro”, um processo até então assegurado pelos contrastes municipais.

Esta alteração legislativa que deu a uma entidade estatal a incumbência de certificar os metais preciosos, revela a preocupação em imprimir maior segurança ao comércio e transações destes artefactos – responsabilidade pela qual a Contrastaria tem zelado ao longo destes 140 anos, que se cumprirão em julho. Mas em 2022 cumpre-se, também,  o 2.º ano a assegurar o serviço de ensaio e marcação e as demais responsabilidades atribuídas por lei em contexto de pandemia.

O simbolismo inerente a estas datas relembra-nos a importância de celebrar as conquistas diárias na entrega da “Marca que faz a diferença” que tanto valoriza a nossa Ourivesaria mas também reforça a identidade associada à Contrastaria conferida por 140 anos de qualidade, confiança e excelência. 

É esta identidade que está espelhada nos símbolos concebidos no âmbito desta celebração e que passará a acompanhar a comunicação da Contrastaria.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...