
Um trabalho de rigor, ao serviço da qualidade na INCM
Por Catarina Sanches, Chefe do Serviço de Laboratório Industrial
O editorial do mês de março é uma excelente oportunidade para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no SLI (Serviço de Laboratório Industrial), que na retaguarda, e por vezes menos conhecido, desenvolve um trabalho de extrema importância para assegurar a qualidade dos produtos de segurança produzidos na INCM e a conformidade com os requisitos dos referenciais internacionais aplicáveis.
Para o efeito conta com duas equipas com áreas de atuação distintas: a equipa da metrologia que assegura a gestão e o bom funcionamento de todos os equipamentos de medição e ensaio da INCM, cerca de 1700 no total, articulando com entidades externas acreditadas as suas calibrações, e a equipa dos laboratórios que realiza o controlo de qualidade à matéria-prima, produto intermédio e acabado durante todo o fluxo produtivo das Unidades Gráfica e de Moeda e que verifica o teor de metais preciosos nos artefactos de ourivesaria que dão entrada para marcação na Unidade de Contrastaria.
O SLI teve a sua origem no laboratório gráfico que fazia, na altura, apenas controlo de qualidade ao papel utilizado na impressão. Mais tarde, em 2001, foi instalado o laboratório de tintas que permitiu alargar o âmbito da sua atividade e, em 2006 ,foi instalado o laboratório de produto acabado que permitiu desde essa altura a análise de cartões de identificação, passaportes e selos de autenticação. Já em 2012 o laboratório de moeda integrou também o Serviço de laboratórios e por fim em 2018 os laboratórios de metais afetos à atividade da contrastaria.
Temos agora uma área de laboratórios independente das áreas produtivas e com um âmbito de atuação transversal a praticamente toda a INCM, pois para além do controlo de qualidade inerente às áreas produtivas, o SLI apoia igualmente a área de inovação na realização de ensaios laboratoriais a novos produtos, a área de compras na qualificação de novos materiais e fornecedores, e a área comercial na análise de amostras necessárias para concursos internacionais com níveis de qualidade bastante elevados.
Para além do serviço que SLI desenvolve maioritariamente para cliente interno, presta também serviço para clientes externos visto que dispõe de laboratórios acreditados pelo IPAC no âmbito do papel, tintas e metais, tendo sido o 7.º laboratório do país a conseguir obter esta acreditação.
Todo este esforço desenvolvido ao longo dos anos só foi possível graças ao empenho da extraordinária equipa do SLI, que conta hoje com 41 elementos, distribuídos pelos vários edifícios da INCM: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, Contrastaria do Porto e Gondomar.
Os equipamentos dos laboratórios têm vindo a ser renovados e são hoje cerca de 682 no total, incluindo equipamentos de análise dimensional, ótica, elétrica e físico-química de onde se destacam os equipamentos de espectrometria de fluorescência de RX, os tituladores potenciométricos, o ICP, os equipamentos para testes de durabilidade a cartões e passaportes e o equipamento desenvolvido especificamente para a INCM para análise dimensional de selos de autenticação.
O trabalho desenvolvido no SLI apesar de passar muitas vezes despercebido e de ser pouco mediatizado é de fundamental importância para a INCM pois permite assegurar o cumprimento dos requisitos acordados com os clientes antes da entrega do produto final assim como filtrar internamente e de forma atempada muitas das situações de não conformidade, contribuindo assim para a melhoria dos produtos e processos da INCM.