Saúde Psicológica, Prevenção e Entrega de Medalhas encerram Semana da Saúde e Bem-Estar em 2022

Na 3ª edição da Semana da Saúde e Bem-Estar o átrio das oficinas voltou a receber especialistas de diferentes áreas para abordar temas que estão no dia a dia de todas as organizações e indivíduos, tanto a nível pessoal como profissional. As sessões, realizadas de 24 a 27 de outubro, foram transmitidas em streaming e juntaram, ao longo de 4 dias, mais de 300 trabalhadores e trabalhadoras que durante o ano de 2022 abraçaram o lema da iniciativa: “Cuidar de Um é Cuidar de Todos”.

A Saúde Psicológica e a Prevenção do Cancro
“A importância da Saúde Psicológica no Trabalho” foi o tema de abertura da 3ª edição da Semana da Saúde e Bem-Estar no dia 24 de outubro. Uma conversa informal iniciada por Sandra Gonçalves, CEO da clínica organizacional outCOme que na sua apresentação assumiu como palavra de ordem: “Recuperar”. Partindo da recuperação, Sandra Gonçalves indicou formas e ferramentas de mudar o paradigma da produtividade no trabalho, encerrando com pistas para melhorar a saúde mental de cada um e, igualmente importante, ajudar um colega que precise de apoio a este nível.
A Psicoterapeuta e Psicóloga Clínica Mafalda Pitaça centrou a sua apresentação na Saúde Psicológica identificando os sinais de desequilíbrio e de esgotamento e os passos a dar depois de identificados os sintomas. “Pedir ajuda é fundamental”, referiu a psicóloga que assegura as consultas de psicologia regulares na INCM. É para ajudar a identificar os sinais de alerta e assegurar um acompanhamento profissional que Ana Ivo Gonçalves, médica do trabalho na INCM, está também regularmente disponível nos postos clínicos. “Estar atento e ter capacidade de ajudar os outros” é o segredo.

No dia 25 o espaço foi dedicado ao tema “Perceção do Cancro e Comportamentos Preventivos”, apresentado por Marta Pojo, Diretora de Projetos de Saúde e Investigadora na Liga Portuguesa Contra o Cancro. Numa conversa muito participada pelo público, Marta Pojo, indicou os principais sinais de alerta para os diferentes tipos de cancro, centrando-se nos comportamentos de risco e de prevenção que passam também pela alimentação. A nutricionista da INCM, Dr.ª Carla Afonso Araújo, reforçou a importância da alimentação na prevenção de doenças e o acompanhamento individualizado que presta regularmente, de forma gratuita, a todos os trabalhadores e trabalhadoras nos postos de saúde. 

Atletas do Desafio Descobrir a INCM medalhados
O último dia da 3ª edição foi ainda mais especial. Coube a Jorge Pina, atleta de alta competição e fundador da Associação Jorge Pina, abrir a sessão com uma palestra que não poderia ter sido mais motivacional. “Foi quando ceguei que comecei a ver porque passei a ver com o coração. E não fazemos nada sem paixão”, afirmou de olhos postos no céu.
Jorge Pina partilhou histórias e estórias de momentos, em que com as luvas de boxe nas mãos ou os ténis nos pés, se superou, com ou sem vitória nos placards. Foram muitos os ensinamentos que transmitiu a todos aqueles que enfrentam desafios, obstáculos ou medos e que têm objetivos a cumprir, no desporto, no trabalho e na vida. Os mesmos ensinamentos que transmite às crianças e jovens que acolhe na sua Associação.

Foi também com paixão que os atletas que completaram 3 etapas do Desafio Descobrir INCM foram chamados ao palco por Nuno Guerra Santos, diretor do CCE e mentor da iniciativa, para receber a sua medalha da prova. De bicicleta, a pé ou a caminhar,  32 trabalhadores e trabalhadoras completaram 333 ou 999 kms, divididos em 5 etapas por 6 edifícios que ligam Lisboa a Gondomar. Uma experiência que também deixou histórias para contar.
Paulo Leitão (CCE): “Considero que foi uma excelente ideia ter sido organizado o Desafio da forma inclusiva e aberta como foi desenhado. Focando no desafio a pedalar, que foi aquele a que me dediquei, tinha etapas simples e outras mais exigentes, que obrigavam a persistência e foco no objetivo. Talvez não acontecesse isso com os participantes que têm uma atividade regular e exigente, mas seria assim para aqueles, como eu, que já não são tão assíduos na pedalada. Foi uma ótima forma de comemorar os 50 anos, incluindo todas as áreas da INCM.”

Anabela Raimundo (DDP): “O Desafio Descobrir INCM’22, foi uma iniciativa brilhante, na medida em que após todo este confinamento e alteração das nossas rotinas, fez com que virtualmente os trabalhadores (aderentes) virtualmente tivessem o mesmo objetivo que seria efetuar o percurso entre todos os nossos edifícios, através da caminhada, corrida e/ou bicicleta.
O meu testemunho vem na medida em que eu não era adepta de nenhum desporto, há já alguns aninhos, e após a apresentação deste desafio por parte da INCM disse: «bora lá experimentar». Foi um acertar agulhas com novo hábito e com o meu quotidiano. O corpo e a mente necessitam de exercício e melhor ainda, ficam muito mais despertos e recetivos para outras atividades.
Desde já agradeço aos colegas do Grupo Desportivo que foram incumbidos de acompanhar os «novos» atletas, pois foram cruciais para o estímulo do novo hábito.
O mais importante é que fiquei com o bichinho, por vezes tenho muita preguiça, mas tento sempre contrariar e deixar de arranjar pretextos fúteis, pois o benefício é superior a toda a nossa inércia. No próximo ano quero ver mais caras na Corrida INCM!”

Para terminar o tema do exercício físico contamos com outros momentos de inspiração. Filipe Guerra, do GDCTINCM, relembrou que há cada vez mais protocolos e iniciativas diversificadas para quem que começar ou prosseguir hábitos de vida saudáveis integrando uma equipa da INCM. A Sandra Claro, da Correr Lisboa, a empresa responsável pela plataforma do Desafio Descobrir a INCM, deu a conhecer as várias aulas promovidas, em diferentes pontos da cidade, para todos os que quiserem introduzir nos seus hábitos a prática de caminhadas ou corrida.
O último dia foi dedicado a uma aula experimental de Ginástica Laboral, promovida pela Workwell.
Agradecemos a todas e a todos a participação nas sessões que foram promovidas no âmbito das três edições da  Semana da Saúde e Bem-Estar e as muitas mensagens de reconhecimento pela importância dos temas abordados. Estamos a preparar a “Semana da Saúde e Bem-Estar 2023”, se tiver alguma sugestão, não deixe de partilhar para ddp@incm.pt.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...