
A INCM e as renovadas instalações
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda tem, cada vez mais, instalações que são exemplo de inovação e modernidade. Uma melhoria significativa dos espaços de trabalho administrativos e fabris, consumos energéticos, zonas de circulação… E como os projetos e grandes obras de engenharia não se fazem individualmente, tudo isto só foi possível com o forte empenho e dedicação desta pequena grande equipa da DMO.
Gradualmente, vamos contribuindo para tornar a empresa mais competitiva e atrativa no desenho funcional dos espaços, bem como mais confortável para todos os trabalhadores. A aposta na modernização das áreas e equipamentos industriais foi notória nos últimos anos.
A intervenção de referência que inicia todo este processo foi a transformação da antiga impressão de valores — IPV2, atualmente designada por UGF-Nave de Cartões. Seguiram-se outras intervenções igualmente importantes, como a adequação dos espaços da Logística e UGF às rigorosas normas ISO14298 e ISO27001. Foram estas certificações, associadas à capacidade produtiva, que permitiram a viabilidade de concursos e projetos, onde também a DMO contribuiu para a internacionalização da marca INCM.
Recordo o ano de 2020, em que realizámos algumas das intervenções mais emblemáticas, em plena pandemia: as obras para novas instalações da UPO e UEC, na Imprensa Nacional.
Referência do modo como pretendemos transformar os espaços administrativos: espaços atrativos, ergonómicos, fluidos, que facilitam a interligação do trabalho em equipa e tecnologicamente adaptados, são bons exemplos da nova forma de trabalhar. Internamente, temos ainda efetuado a repavimentação dos espaços fabris, modernização da Amoedação, construção de novas áreas de segurança interna, átrios de acesso e reabilitação das novas instalações da DDP, na Casa da Moeda.
Nas instalações de Coimbra, construímos um novo espaço para a loja INCM. Em Gondomar, inaugurámos o novo espaço da Contrastaria e serviços de apoio no edifício GoldPark.
Ao engenho das engenharias e da arquitetura aliámos a presença das artes plásticas, com a instalação do Bordalo II – realizada a propósito dos 250 anos da Imprensa Nacional – atualmente exposta na DDP, na Casa da Moeda, e dos murais do artista Tiago Galo, em que se faz a analogia dos trabalhadores e serviços da INCM.
Durante 2023, iremos construir o novo elevador no edifício fabril na CM, que permitirá ultrapassar todas as barreiras arquitetónicas e a circulação de pessoas com mobilidade condicionada. Também neste ano, assumimos a prioridade entre os investimentos não fabris o futuro espaço DSI/USD/LAB.
A DMO tem mantido a preocupação da INCM no que concerne à Sustentabilidade, mantendo e contribuindo com medidas concretas de eficiência energética – em que se destacam a instalação de 1400 painéis fotovoltaicos para autoconsumo em 2021 e bombas de calor para o aquecimento das AQS (2022/2023) – e de eficiência hídrica, com a realização de uma auditoria hídrica a todas as instalações da INCM, que teve como resultado a apresentação de medidas para a redução do consumo de água, um recurso escasso. Desta forma, contribuímos para que a pegada carbónica e a pegada hídrica da INCM diminuam.
Estando a DMO fortemente interessada na prevenção e na promoção de uma cultura de segurança, no ano de 2022, através do serviço da SST, definiu como um dos seus objetivos promover a segurança na utilização de equipamentos de trabalho, tendo apostado também na criação de novos procedimentos de trabalho e segurança. Prevenir os riscos é reduzir o perigo de acidente no trabalho, e apostar em equipamentos mais seguros de forma a diminuir riscos relacionados às operações rotineiras da empresa, evitando acidentes, lesões ou doenças dos nossos trabalhadores.
Como forma de atualizar e uniformizar a imagem do fardamento dos nossos trabalhadores, em linha com a renovação geral da imagem da INCM, procedemos a uma cuidada definição técnica de requisitos para garantir o conforto e a adequação das peças que constituem o fardamento, em função dos contextos de utilização nos locais de trabalho. A nova coleção do fardamento foi apresentada no âmbito nas comemorações dos 50 anos da INCM, estando prevista a distribuição das novas peças para os meses de fevereiro e março de 2023.
Para a DMO é um orgulho poder contribuir para o acréscimo do bem-estar comum, trabalhando numa ideia da INCM integrada no século XXI.