Revista M, n.º 4 (2021/2022): já disponível!

O Museu Casa da Moeda nasceu em 2017 com o objetivo de divulgar uma das maiores coleções numismáticas e medalhísticas de Portugal. Além da sua página na internet, o MCM tem vindo a dinamizar uma série de atividades que visam conferir visibilidade a esta coleção verdadeiramente única pelo seu enorme valor histórico. Ao longo dos últimos seis anos, o MCM tem estado representado em todos os grandes eventos que se realizaram em Portugal, tendo como objetivo a divulgação do património numismático e medalhístico. Além disso, o MCM tem aberto vários canais de contacto com o público, os colecionadores e os investigadores, visando prestar apoio técnico e científico a todos quantos querem saber mais sobre esta coleção pública.

A Revista M, a única revista digital dedicada à numismática e à medalhística em Portugal, é uma plataforma em que os investigadores portugueses e estrangeiros podem publicar os seus trabalhos de investigação. Aberta à colaboração de todos, a revista publica trabalhos inéditos, em português e em inglês, que representem contributos relevantes para o aprofundamento dos nossos conhecimentos sobre a história das moedas e das medalhas. Os investigadores enviam os seus artigos para publicação, o editor e o conselho editorial fazem uma apreciação sobre o seu rigor e qualidade, e, caso sejam aceites, os artigos são editados e incluídos no número que é publicado todos os anos. Este trabalho decorre ao longo do ano e visa adaptar os artigos que são enviados aos critérios editoriais da revista, que se pautam por elevados padrões de rigor e exigência.

O número 4 (2021/2022) da Revista M já se encontra disponível no sítio do Museu Casa da Moeda e pode ser descarregado gratuitamente para o seu computador, tablet ou telemóvel. Além do editorial e da nota de apresentação, este número inclui três artigos sobre numismática e museologia: o primeiro é da autoria de Marco Valente (ICCIRA; CTA-IPT) e visa dar a conhecer um conjunto de moedas, datáveis de várias épocas, encontradas no lugar de Pias, em Serpa, hoje formando a coleção Vítor Hugo; o segundo é da autoria de Mário Gouveia (INCM/MCM) e procura estudar algumas facetas do trabalho desenvolvido por Damião Peres como conservador do Museu Numismático Português; o terceiro, por fim, é também assinado por Mário Gouveia e corresponde a um artigo de opinião sobre a definição do conceito de «museu» proposta pelo ICOM – International Council of Museums, em 2022.

Atualmente, a Revista M conta já com cinco números publicados, perfazendo um total de vinte e dois artigos distribuídos por mais de quatrocentas páginas de texto profusamente ilustrado por fotografias, desenhos, quadros e gráficos. Porque uma das missões do MCM é produzir conhecimento numa lógica universal, a revista pode ser lida, consultada, descarregada e distribuída de forma totalmente gratuita. Além disso, a revista mantém aberta, em permanência, a chamada de trabalhos para publicação em números futuros. O seu sucesso depende sempre da colaboração do público com o qual a equipa do MCM mantém contacto todos os dias.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...