
Relatório de Sustentabilidade 2020
A INCM acaba de tornar público o seu Relatório de Sustentabilidade de 2020. O documento, com os resultados de uma área que se tem vindo a tornar, cada vez mais, estratégica para a instituição, reflete a essência de uma empresa que se reinventa todos os dias, para melhor cumprir a sua missão multicentenária, presente no dia a dia de todos os portugueses, e evoluir de forma mais sustentável e inclusiva.
Num ano particularmente difícil, onde a grande prioridade foi proteger a saúde das pessoas, a INCM, além de manter a produção de bens e serviços essenciais à sociedade, conseguiu inovar e reforçar as suas responsabilidades institucionais, culturais e sociais, contribuindo para uma sociedade mais sustentável, justa e solidária.
De acordo com Gonçalo Caseiro, Presidente do Conselho de Administração da INCM, “as organizações nunca se devem aposentar do seu propósito. Este, aliás, só se afirma e melhora com crises como a que vivemos, como pude presenciar todos os dias ao ver que as equipas da empresa assumem a sustentabilidade com a responsabilidade de colocar o legado histórico da instituição ao serviço das próximas gerações”. Destacam-se, entre as diversas ações e acontecimentos que marcaram o ano de 2020, e a atuação da INCM em prol de um desenvolvimento, cada vez mais, sustentável, os seguintes resultados:
- Mais de 120 livros disponibilizados para partilha e descarga gratuita;
- Doação de 5 ventiladores, 22 600 viseiras e 1000 fatos de proteção para o combate à COVID-19;
- Compilação e publicação de 480 diplomas de legislação relacionada com a COVID-19.
- 97% dos resíduos produzidos encaminhados para valorização;
- 18 toneladas de matérias-primas recicladas utilizadas nos produtos produzidos pela empresa;
- 31 novos parceiros acrescentados à Rede de Inovação da INCM;
- Manutenção do maior prémio nacional para a Inovação – Prémio IN3+ – no valor de 1 milhão de euros;
- 80 446 refeições servidas nos refeitórios e 2915 em regime take away para aposentados/reformados.
Para o futuro, o caminho que a INCM pretende continuar a prosseguir mantém como pressupostos-base a sustentabilidade económico-financeira da empresa, o respeito pelos valores ambientais e sociais na relação com os seus stakeholders e nas rotinas internas da empresa, mantendo também a cultura como uma dimensão privilegiada na sua presença na sociedade.