Quem É Quem

Rui Correia

Quem é Quem: Rui Correia
O convidado desta edição é Rui Correia, Chefe da Divisão Fiscalização e Gestão de Processos da UCF – Unidade das Contrastarias e de Fiscalização. O Rui está há 25 anos na INCM e conta-nos um pouco sobre o seu trabalho e os seus hobbies. 

Matriz: Apresentação
Rui Correia: O meu nome é Rui Correia, trabalho na Unidade de Contrastaria e Fiscalização. Entrei para a INCM em Outubro de 1997, portanto estou cá há 25 anos.

Matriz: Como descreve as suas funções na INCM?
Rui Correia: Trabalho na divisão da fiscalização, sou o responsável da área, coordeno as equipas de fiscalização, que vão às ourivesarias fazer o trabalho de fiscalização, no cumprimento de conformidade e da legislação. E tenho também uma outra área, que é a Gestão de Processos, que faz todo o intercâmbio e ligação com o Ministério Público, para as peritagens de artefactos que são vendidos.

Matriz: Destaque um ponto forte da INCM?
Rui Correia: São as pessoas, sem dúvida.
A INCM é uma empresa que me diz muito, o meu pai trabalhou cá. E eu sinto a INCM de uma maneira muito forte, e muito especial para mim.

Matriz: Como descreveria a empresa a alguém que não a conhece?
Rui Correia: A INCM é uma empresa complexa, dada as várias unidades de negócio, é como se existissem várias empresas numa só. Diria à pessoa para ir com calma, para ler os procedimentos, falar com as pessoas, e para não ter medo da INCM.

Matriz: Um facto desconhecido sobre si?
Rui Correia: Não é fácil, as pessoas já conhecem relativamente, até por outras funções que eu tenho na INCM. Mas eu tenho várias atividades, sou músico amador, toco tuba, pratico desporto, ténis de mesa. Faço também atletismo, agora também não com tanta regularidade, mas já fiz com bastante regularidade.

Matriz: Qual é o seu hobby preferido?
Rui Correia: Neste momento é o ténis de mesa.

Matriz: Quem é a pessoa ou personalidade histórica que mais admira e porquê?
Rui Correia: Não tenho nenhuma referência, nenhuma personalidade histórica. Existem várias personalidades históricas, que vão surgindo ao longo da vida, e nós vamos tirando sempre o bom que essa pessoa fez, mas não tenho uma referência, não consigo dizer uma referência.

Matriz: Qual o livro que mais o marcou?
Rui Correia: Foi um conjunto de 3 livros, a trilogia dos “Senhores dos Anéis”. Para mim, toda aquela história fantástica, a invenção, a história em si, as personagens, a envolvência das personagens, depois a passagem para o filme. Adorei.

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...