Plano de investimentos da INCM para o próximo triénio

O Plano de Investimentos da INCM para o próximo triénio consolida a tendência dos últimos anos, com uma forte aposta na modernização e evolução da empresa, assumindo a maturidade necessária para fazer face a eventuais situações de investimento urgente, mas também para potenciar o desenvolvimento dos atuais e novos negócios, a nível nacional e internacional.
Em linhas gerais, destacam-se no Plano de Investimentos 2022-2024 projetos de investimento decisivos para a estratégia da empresa, entre os quais:

i. Investigação e inovação na evolução das suas linhas produtivas e serviços a clientes;

ii. Criação e desenvolvimento de soluções digitais; estejam elas associados a produtos ou serviços já produzidos pela INCM ou respondendo diretamente a novas necessidades de clientes;

iii. Aposta na internacionalização como pilar estratégico da empresa, com a aquisição de novos equipamentos e desenvolvimento de soluções tecnológicas;

iv. Eficiência energética e novas soluções tecnológicas que garantam a manutenção da produção industrial e serviços conexos, de acordo com as boas práticas e normativos em vigor;

v. Projetos ao abrigo do Programa Portugal INCoDe.2030 e do Plano de Ação para a Transformação Digital 21_23 da Administração Pública;

vi. Criação de infraestruturas para disponibilização de serviços de cibersegurança;

vii. Aplicação de projetos de indústria 4.0 para um aumento da eficiência fabril;

viii. Beneficiação e racionalização dos espaços da empresa.

O Plano de Investimentos é um instrumento essencial para o alinhamento entre a operação e a estratégia da empresa, permitindo o acompanhamento da execução financeira. Graças a este instrumento, em 2021, a INCM registou o maior valor de investimento alguma vez realizado, 19,4 M€, capacitando a empresa para produzir os mais modernos e seguros produtos e serviços, com base no desenvolvimento de soluções inovadoras e diferenciadoras, na otimização e modernização de equipamentos e em projetos estruturantes vocacionados para o aumento de eficiência interna.
Um dos processos mais importantes no alinhamento entre as necessidades do ponto de vista do negócio e as diretrizes estratégicas da organização é a construção do Plano de Ideia, documento que situa o projeto nas várias dimensões, fundamental numa empresa amplamente certificada e com múltiplas responsabilidades ao nível da mitigação do impacto ambiental da sua operação e de todos os seus stakeholders.

Em articulação com todas as áreas da INCM, a Direção de Planeamento e Controlo de Gestão/Gestão de Investimentos e do Portfólio de Programas e Projetos (DPG/GIP) promove a gestão dos projetos da empresa, aliando a avaliação e controlo da viabilidade e da execução dos investimentos, com o fomento de uma política de preservação dos seus meios financeiros, incrementando a concretização da sua política de investimentos com os apoios existentes.
A DPG/GIP pretende, assim, garantir, com a máxima eficiência e eficácia, a realização dos objetivos estratégicos e operacionais da INCM ao longo do triénio 2022-2024, contribuindo para a sustentabilidade da empresa e partilhando com todos o entusiasmo de fazer acontecer.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...