Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho, um livro solidário sobre um peixe ameaçado

Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho é o mais recente livro infantojuvenil da coleção dedicada às espécies ameaçadas do nosso País editada pela Imprensa Nacional e pelo Museu Casa da Moeda. Os livros desta coleção, à semelhança das moedas da série «Espécies Ameaçadas», contribuem com parte da sua receita para um fundo gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza.

Além desta forte componente solidária, estas edições contam com um elevado rigor científico e procuram sensibilizar miúdos e graúdos, pela via do conhecimento e da pedagogia, para a importância da proteção das espécies e da biodiversidade.

Com texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão, Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho conta aos mais novos a história do Hipo, um pequeno cavalo-marinho que nasceu na Ria Formosa, na costa sul de Portugal, a mais importante zona húmida do sul do país. 

A longo das páginas deste livro, os leitores de palmo e meio vão poder acompanhar a aventura do Hipo e vão também descobrir muitas coisas sobre os cavalos-marinhos. Vão descobrir, por exemplo, que são peixes carnívoros e sem dentes; nadam com o corpo na vertical, passam a maior parte do tempo parados e movimentam-se com vagar; trocam de cor para se confundirem com as algas e com os corais; quando acasalam, macho e fêmea gostam de enrolar a cauda um no outro, ou ainda, que é o macho quem fica grávido. 

Existem cerca de 50 espécies em todo o mundo e em Portugal encontramos duas variedades — o Hippocampus guttulatus (cavalo-marinho-de-focinho-longo) e o Hippocampus hippocampus (cavalo-marinho-de-focinho-curto) —, sobretudo nas pradarias marinhas da Ria Formosa. Medindo entre 12 e 15 centímetros, em geral, vale a pena conhecer melhor estas criaturas enigmáticas!

Além do livro dedicado ao cavalo-marinho, fazem também parte desta coleção os seguintes títulos:

Príncipe dos Mares, o Golfinho-Comum

Esta é a história do golfinho-comum, o delfim dos mares, contada pelo próprio para nos lembrar a todos o quão importante é defender os oceanos e os que neles habitam. O texto é de Pedro Goulão e as ilustrações de Tiago Galo.

Sou o Lince-Ibérico – O Felino Mais Ameaçado do Mundo

Esta é a história, em tom de documentário, do felino mais ameaçado do mundo. De forma muito clara e bem-humorada, são abordadas aqui questões mais prementes que se levantam em torno desta espécie natural da paisagem ibérica. Conta com texto de Maria João Freitas e ilustrações de Tiago Albuquerque e Nádia Albuquerque.

Rainha dos Ares – A Águia-Imperial-Ibérica

Considerada a mensageira entre deuses e humanos, a águia sempre impressionou a Humanidade pela sua magistralidade como rainha dos céus. A águia-imperial-ibérica é uma das aves mais raras da Europa. Só faz ninho nalgumas regiões da Península Ibérica e, durante três décadas, foi considerada extinta em Portugal. O texto é de Carla Maia de Almeida e as ilustrações de Suza Monteiro.

Eu Sou Lobo, o Rei da Floresta

O lobo-ibérico, o maior predador português, é diferente de todos os outros. Vive apenas a oeste dos Pirenéus e é uma espécie protegida em Portugal desde 1989. Esta história permite conhecer mais sobre esta espécie ameaçada, a sua proteção, os seus hábitos e família. O texto é de Ricardo J. Rodrigues e as ilustrações de Susana Diniz e Pedro Semeano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...