Editorial – Maio 2022

Por Paula Jesus, Diretora de Auditoria Interna INCM

A Auditoria Interna existe na INCM desde a década de 80. A INCM foi pioneira, sendo das primeiras empresas portuguesas a ter esta função na sua estrutura.

A nível mundial a ascensão da profissão de auditoria interna é provocada pela criação, em 1994, da organização mundial de auditores internos denominada por Institute of Internal Auditors (IIA).

Com a evolução dos mercados, concorrência e dos fatores tecnológicos as organizações vêem-se cada vez mais expostas a uma diversidade de riscos que podem colocar em causa a concretização dos seus objetivos. A INCM não foi exceção a esta evolução sendo hoje uma empresa muito diferente da que era na década de 80, com a modernização dos processos produtivos, o desenvolvimento de novos produtos, a procura de novos mercados, a certificação em diversas normas como vantagem competitiva, etc.

A função da auditoria interna também progrediu e cresceu em resposta a esta evolução tornando-se cada vez mais essencial para auxiliar a organização na minimização dos novos riscos e desafios. Assim, foi alargando o seu âmbito de trabalho, de quase exclusivamente financeiro, para temas diversos como sistemas de negócio, ambiente, segurança e sustentabilidade.

O auditor interno defronta-se cada vez mais com um elevado nível de exigência de competências e conhecimentos. A formação e atualização de conhecimentos é obrigatória, constante e em âmbitos muito variados. Tendo a INCM atividades e negócios muito distintos, gráfica, moeda, contrastaria, editorial, publicações oficiais, segurança digital, etc, este nível de exigência de conhecimentos multiplica-se.

A Auditoria Interna na INCM tem como missão delinear e realizar auditorias ou trabalhos de consultoria interna, através da avaliação de uma forma independente e sistemática das atividades e processos críticos, permitindo contribuir para uma melhoria do desempenho, controlo e gestão da empresa.

As atividades desenvolvidas pela AI têm como finalidade e propósito responder aos seguintes requisitos:

  • A confiança e integridade da informação;
  • A conformidade com os planos, procedimentos, leis, regulamentos, referenciais normativos, processos e outros aplicáveis;
  • A salvaguarda dos ativos;
  • O uso económico e eficiente dos recursos e eficácia dos processos;
  • A adequação e eficácia dos controlos dos processos de gestão de riscos.

Em palavras simples, a auditoria interna visa ajudar a organização no cumprimento dos seus objetivos, ajudar a proteger os ativos da empresa, promover o uso eficiente e eficaz dos recursos, identificar possíveis situações de risco, preocupações ou oportunidades, ajudar na melhoria contínua de todas as atividades e processos.

Os trabalhos são realizados de forma independente, efetuando uma avaliação imparcial e objetiva dos processos analisados, e têm como âmbito atividades que podem ser definidas atendendo à sua natureza: 

    1. Avaliação do sistema de controlo interno e dos processos de gestão de risco;
    2. Auditorias Operacionais e de Gestão;
    3. Auditorias Financeiras;
    4. Auditorias de prevenção e deteção da fraude;
    5. Auditorias aos Sistemas de Informação;
    6. Auditorias a referenciais normativos específicos (RNE), nomeadamente: 
      • NP EN ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade; 
      • NP EN ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental; 
      • ISO/IEC 27001 – Tecnologia de Informação, Técnicas de Segurança, Sistemas de Gestão de Segurança da Informação; 
      • ISO 14298 – Graphic technology – Management of security printing processes
      • NP EN ISO/IEC 17025– Requisitos Gerais de Competência para Laboratórios de ensaio e calibração 
      • CQAP – Common Quality Assurance Plan
      • RGPD – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados;
      • NP 4552 – Sistema de Gestão da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

 

  1. Apoio aos Órgãos de Gestão e Fiscalização da INCM;
  2. Elaboração de pareceres;
  3. Consultoria na análise e revisão de normativos internos;
  4. Monitorização do processo de implementação de ações relativas a recomendações, não conformidades e oportunidades de melhoria de auditorias internas. 

A auditoria interna na INCM é, e continuará a ser, uma aliada de toda a organização, na criação de valor e melhoria dos processos de gestão e controlo, na prossecução de objetivos, colaborando e evoluindo com a organização face aos desafios com que a mesma se vai defrontando. 

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