Orquestra Geração assinala Dia da Igualdade de Género e Dia da Criança

Foi com 40 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, que os trabalhadores e trabalhadoras celebraram, muitos com os seus filhos, a igualdade de género e as crianças. Um concerto que juntou mais de 60 pessoas no Átrio das Oficinas da Casa da Moeda, no dia em que se estima que tenha sido contratada a primeira mulher para a empresa.
No dia 1 de junho, na INCM, estiveram diferentes instrumentos de corda que acompanharam várias músicas do imaginário de todas as gerações, numa homenagem ao dia que se celebrava. Tocadas e cantadas como se fosse a uma só voz, músicos, pais, mães e filhos, relembraram temas da sua infância como “O balão do João” e a “A quinta do Tio Manel”.

Fazer música pela Igualdade e Inclusão
“Mais do que Música, Tocamos Vidas” é o lema da Orquestra Geração cumprido através de um projeto sociopedagógico criado com o objetivo de promover um desenvolvimento pleno das crianças e jovens de diferentes idades e estratos sociais. Nesta orquestra a inclusão concretiza-se em cada nota tocada nos vários e diferentes instrumentos que cada músico apresenta em palco.

“São muitos os alunos que hoje modificaram atitudes e enriqueceram os seus projetos de vida, bem como os que optaram por um futuro ligado à música, conseguindo o acesso a conhecidas escolas profissionais de música e ao ensino superior”, relembra o maestro da Orquestra que em dezembro de 2018 foi laureada com a Medalha de Ouro Comemorativa do 50º. Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, atribuído pela Assembleia da República.

Nos últimos temas o maestro cedeu a batuta a elementos do público. Depois de alguns braços no ar foi chamado ao palco o filho de uma trabalhadora que profissionalmente dirigiu a orquestra durante um tema. Em seguida coube a Rosa Tomás, coordenadora de segurança de informação, encerrar o concerto com a sua direção musical.

À Orquestra Geração foi atribuído um donativo no âmbito da responsabilidade social da INCM e a cada um dos 40 músicos foi doado um exemplar da obra “O Longo Caminho para a Igualdade. Mulheres e Homens no Século XXI” editado pela Imprensa Nacional.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...