O Museu em Festa!

Nos dias 4 e 5 de junho, o Museu Casa da Moeda marcou presença num dos maiores eventos numismáticos do ano em Portugal: a Festa do Numismata. Este evento foi organizado pela Casa da Moeda e o Banco de Portugal, tendo decorrido no Museu do Dinheiro, instituição que ocupa o espaço, profundamente reformulado, da antiga Igreja de São Julião, na Baixa de Lisboa. Foram dois dias cheios de atividades, incluindo visitas, palestras, oficinas, um mercado de venda e troca de moedas, com a presença da INCM e de vários revendedores numismáticos, e até uma sessão de lançamento da nova moeda comemorativa integrada na série «Dinossauros de Portugal», dedicada ao Lourinhanosaurus antunesi. O evento ficou marcado pela presença de personalidades e instituições cujo trabalho tem contribuído, de forma inequívoca, para o desenvolvimento da Numismática em Portugal.

Neste evento, o Museu Casa da Moeda, instituição que guarda uma das maiores coleções de moedas e medalhas do país, esteve representado pelo historiador e numismata Mário Gouveia, que dinamizou três atividades: uma visita orientada à exposição permanente do Museu do Dinheiro, na qual se apresentaram os tesouros que marcam a história da moeda no espaço mediterrâneo, atlântico e português, entre os finais do século VII a.C. e os nossos dias; em colaboração com João Pedro Vieira, conservador do Museu do Dinheiro, uma conferência sobre a história da moeda em Portugal, em que se falou sobre a evolução da numária nacional e da instituição responsável pela sua produção – a Casa da Moeda –, e ainda sobre as transformações ao nível das tecnologias de fabrico e da evolução artística e iconográfica operadas ao longo da história; e, por fim, também em colaboração com João Pedro Vieira, uma sessão de apoio técnico a numismatas e colecionadores, que se deslocaram ao museu trazendo consigo algumas moedas mais raras das suas coleções, para análise e discussão.

Ao longo de dois dias, a Festa do Numismata foi um espaço dedicado não só à troca de ideias e experiências em torno das moedas e do colecionismo numismático, área que suscita grande interesse junto do público, mas também ao convívio entre todos os que se interessam por estas temáticas no nosso país. Eventos como este são raros entre nós, pelo que a sua concretização representa, sem qualquer margem para dúvidas, um passo muito importante no sentido de transformar a Numismática numa área do conhecimento – histórico, artístico e técnico – ao alcance de todos os cidadãos. Pelo menos é este o entendimento que nós, no Museu Casa da Moeda, fazemos deste evento – e estamos certos de que o nosso entendimento é, de alguma forma, partilhado por todos aqueles que participaram desta fantástica iniciativa!

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...