
O Diário da República celebra 47 anos e disponibiliza novas funcionalidades no Portal
O Diário da República assinalou, no passado dia 10 de abril, 47 anos de existência. Os colaboradores da Unidade de Publicações Oficiais reuniram-se num encontro informal, que contou com a presença da Presidente, em substituição, do Conselho de Administração, Dora Moita. Apagaram-se as 47 velas simbólicas, celebrando o passado com os olhos postos no futuro que hoje se constrói.
Em 1976, caía o Diário do Governo e surgia o Diário da República, o jornal oficial da República Portuguesa. O ano de 2023 representa, na sua história, um marco na renovação estratégica da marca e o início do redesign funcional do Portal. O Diário da República reforça, assim, a proximidade a todos os cidadãos, cumprindo a sua missão de serviço público de qualidade.
Otimizações funcionais no Portal
O Portal Diário da República tem vindo a ser alvo de desenvolvimentos funcionais que otimizaram a acessibilidade e a disponibilidade de conteúdos para os seus utilizadores. A legibilidade do texto dos atos publicados foi melhorada tornando a leitura mais fácil para o utilizador. Também os atos originais publicados no Diário da República passaram a ter um índice remissivo. O utilizador passou a poder navegar pelo diploma de forma interativa e, caso pretenda descarregar o ficheiro ou imprimi-lo, a poder fazê-lo na versão com índice. A visualização do conteúdo no telemóvel ou em ecrãs de menores dimensões foi aperfeiçoada. A caixa de pesquisa simples do Portal, que apresentava já uma ferramenta de sugestão de resultados com base no tipo e número do ato digitado pelo utilizador, passou também a admitir abreviaturas como “DL” (para Decreto-lei) ou “RCM” (para Resolução do Conselho de Ministros).
Estas melhorias contribuem positivamente para que o Diário da República esteja cada vez mais próximo de todos os cidadãos e alinhado com o compromisso de simplificação do seu dia-a-dia. Hoje e desde há 47 anos.