Moeda Lourinhanosaurus antunesi – série Dinossauros de Portugal

O passado não é algo fixo, estamos sempre a descobrir novos factos e a ter de mudar a nossa perspetiva — que o diga Octávio Mateus, paleontólogo português que tem desenterrado inúmeros fragmentos de dinossauro em território nacional. Das muitas espécies ali encontradas, uma das mais fascinantes é o Lourinhanosaurus antunesi, um terópode carnívoro que habitou a região oeste do nosso país no Jurássico Superior.  

O «lagarto da Lourinhã» foi batizado em honra do célebre paleontólogo Miguel Telles Antunes. A descoberta deste dinossauro revelou-se particularmente rica e especial, pois além dos esqueletos de três indivíduos, um deles bastante completo, em 1993 identificou-se também um ninho com mais de 100 ovos. Estes achados arqueológicos permitiram apurar que um jovem adulto podia medir cerca de 4,5 metros e pesar 160 kg.

A presente moeda de coleção, desenhada pela ilustradora científica Joana Bruno, dá ênfase aos ovos do Lourinhanosaurus antunesi. No anverso, vemos o esqueleto de um embrião, usando o contorno da moeda como se se tratasse da casca do ovo; no reverso, vemos uma cria de dinossauro acabada de nascer, observando o ambiente em volta.

Esta moeda, com valor facial de 5 Euros, conta com uma emissão limitada a 30 mil exemplares em cuproníquel com acabamento normal e 3 mil unidades em prata com acabamento especial proof que, nesta versão, dão destaque à figura em primeiro plano com recurso a um pigmento fluorescente.

https://www.youtube.com/watch?v=aO3T8Fwsrss

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...