Mocidade Portuguesa, de Jorge Calado, vence Prémio D. Diniz 2023

No Dia Mundial da Poesia, a Fundação da Casa de Mateus anunciou os vencedores do prémio D. Diniz relativos aos anos de 2022 e 2023, respectivamente José Tolentino de Mendonça, com Introdução à Pintura Rupestre, ed. Assírio e Alvim, e Jorge Calado, Mocidade Portuguesa, ed. Imprensa Nacional.

O júri do prémio, presidido por Nuno Júdice e composto por Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia, fundamentou deste modo a atribuição do Prémio à obra Mocidade Portuguesa, de Jorge Calado:

«É um livro que se destaca pela qualidade de uma escrita límpida que nos faz entrar num relato de formação pessoal e intelectual que, inscrita no género autobiográfico que tem, no campo da literatura, precedentes de que basta citar Miguel Torga ou Rúben A., nos dá um retrato da segunda metade do século xx, com destaque para os períodos da infância e adolescência do autor, resgatando do esquecimento uma das épocas mais apagadas da nossa História.»

O Prémio D. Diniz, atribuído pela Fundação da Casa de Mateus desde 1980, distingue anualmente uma obra de poesia, ensaio, ficção, ou a tradução portuguesa de uma obra fundamental do cânone literário.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...