Jogos de Infância — Arco e Gancheta

Alegria em movimento

Fazer da brincadeira uma arte, transformando-a em cultura e transmiti-la às gerações seguintes, é algo que desde os seus primórdios a humanidade consegue fazer.  As origens do arco e da gancheta perdem-se no tempo, mas estas duas peças singelas continuam a fazer a alegria de milhões de crianças em todo o mundo.


Arco e gancheta — também conhecidos por «arquinho» ou «aro» — são objetos pouco dispendiosos e ideais para brincar ao ar-livre. Apesar de o seu uso ser intuitivo, manobrar o arco e a gancheta requer destreza. Há que coordenar movimentos, os gestos e o olhar, sempre doseando a força na mão. 

A moeda comemorativa «Arco e Gancheta» é a primeira da série dedicada aos Jogos de Infância, que fará miúdos e graúdos recordar dias felizes.

Concebida pelo multipremiado designer e ilustrador Henrique Cayatte, esta moeda de prata tem no anverso a representação do brinquedo em movimento e, no verso, a designação de vários jogos que fazem parte da vida de todos nós. Tornando esta peça ainda mais especial, a Casa da Moeda desenvolveu com o Instituto Superior Técnico um elemento rotativo que permite evocar o arco em movimento.

Disponível nas nossas lojas físicas e na nossa loja online.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...