
INCM tem um novo Conselho de Administração
Dora Moita, que já integrava o anterior órgão social da empresa, assume a presidência do novo Conselho de Administração da INCM, que tomou posse a 2 de maio e do qual fazem parte os vogais Nuno Guerra Santos, que deixa a Comissão de Coordenação Estratégica, e Duarte Azinheira, que, ao longo de vários anos, dirigiu a Unidade de Edição e Cultura.
Na liderança do novo executivo, a presidente chama a si a responsabilidade pela gestão geral do desenvolvimento do negócio da INCM, no sentido do reforço da sua internacionalização e transição digital, supervisionando a cadeia de valor da atividade principal. Assume também a representação institucional da empresa e a articulação com as tutelas, bem como a primeira linha da interlocução externa com as estruturas de acompanhamento e fiscalização.
O administrador Nuno Guerra Santos assume a responsabilidade pelo planeamento, gestão financeira e controlo de gestão, que se pretendem assentes na visão de transformar a organização nas suas várias dimensões, com uma visão integrada de sustentabilidade. Tem ainda, sob o seu pelouro, a primeira linha da articulação das estruturas de governação interna e organizações representativas dos trabalhadores.
A Duarte Azinheira cabe a supervisão das unidades de negócio autónomas, considerando a sua natureza específica de serviço público e a estratégia de transição digital que se pretende operar, assim como a supervisão do laboratório de inovação (INCMLab), enquanto incubador de novas tecnologias ao serviço da INCM. Assume também a representação da empresa no Conselho Numismático, no Conselho Editorial e no Conselho Consultivo de Ourivesaria.
De acordo com Dora Moita, “esta composição do CA assegura uma transição tranquila, incluindo a experiência e as caraterísticas necessárias para assegurar a continuidade da missão da empresa. Mas continuidade na INCM é uma palavra poderosa. Traduz-se em continuar a inovar, continuar a ter a ambição de crescer e internacionalizar negócios, continuar a prestar os serviços públicos que nos estão acometidos com excelência, continuar o caminho da transição digital, concebendo os produtos e serviços do futuro e, acima de tudo, continuar a apostar na inclusão, na conciliação e na proteção das condições de trabalho. Assumimos, desta forma, o compromisso de cumprirmos os valores e preservar o legado construído por todos os que passaram pela INCM e nos trouxeram até aqui, deixando a empresa ainda melhor do que é hoje”.