
Imprensa Nacional lança audiolivro: Obras Poéticas, de Marquesa de Alorna
A Imprensa Nacional lançou o seu 4.º audiolivro, Obras Poéticas, de Marquesa de Alorna. A leitura é de Ana Catarina Afonso, com os cuidados técnicos de Luís Faustino. Esta leitura teve por base a nossa edição de 2015, coleção «Biblioteca Fundamental da Literatura Portuguesa».
Obras Poéticas, de Marquesa de Alorna, são a reflexão de uma mulher e mecenas do século xvııı sobre a condição humana e os valores que lhe são inerentes, naturalmente influenciada pelo seu contexto, e indelevelmente marcada pela sua cultura e distinção literária.
Este audiolivro desafia, assim, o ouvinte a descobrir até que ponto é possível ler/escutar no século xxı, com prazer e proveito, a poesia produzida no século xvııı?
A Marquesa de Alorna, D. Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lencastre, nasceu em Lisboa, em 31 de outubro de 1750, e foi a primogénita dos três filhos de D. João de Almeida Portugal (1726-1802) e D. Leonor de Lorena e Távora, 2.os marqueses de Alorna e é uma das raríssimas escritoras anteriores a 1900 que é regularmente mencionada pelos historiadores da Literatura Portuguesa.
Oica o audiolivro através deste link.