
Imprensa Nacional diz «presente» na 4.ª edição do Festival de Literatura do Mundo na ilha do Sal.
Está de regresso o Festival de Literatura-Mundo do Sal ( FLMSal) que decorreu de 16 a 19 de junho na ilha do Sal, em Cabo Verde. A edição deste ano prestou homenagem ao poeta cabo-verdiano João Vário e ao escritor maliano Amadou Hampâté Bâ.
Foram realizadas dezenas de sessões científicas, palestras; sessões de diálogos temáticos (Reflexões e Debates); exposição de livros e de artes plásticas; exibição de documentário; leituras diversas e encontros com estudantes da ilha.
Organizado pela editora Rosa de Porcelana, a edição deste ano contou com a curadoria científica de Inocência Mata, e com a participação de Arménio Vieira e Germano Almeida, dois laureados com o Prémio Camões.
O Festival de Literatura-Mundo do Sal 2022 contou ainda com a presença de Filinto Elísio, Jorge Carlos Fonseca, Daniel Pereira, Evel Rocha, Madalena Neves, Márcia Souto, N’Gosi Nelly, João Branco e José Luiz Tavares (Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2018, pelo seu trabalho Instruções para Uso Posterior ao Naufrágio), poeta que verá a sua obra completa publicada pela editora pública portuguesa muito em breve.
Também Duarte Azinheira, diretor de edições e cultura da Imprensa-Nacional Casa da Moeda, marcou presença no certame, participando no debate «Edição, Tradução e Circulação». A ele juntam-se na mesa: Bárbara Mesquita, Henrique Levy, N’gosi Nelly e Filinto Elísio (mediador).
Afonso Reis Cabral, Clara Silva, Cláudio Furtado, Doris Wieser, Emerson Inácio, Fernanda Gil, Hamdou Kassé, Hélder Lopes, Luca Fazzini e Silvia Sousa, são outros nomes a marcar presença neste festival.
De relembrar que o FLMSal, projeto criado por Filinto Elísio, José Luís Peixoto, Márcia Souto e Patrícia Pinto, cuja primeira edição aconteceu em 2017, tem por objetivo consolidar a ilha do Sal como centralidade literária em Cabo Verde e inscrevê-la como Ilha Literária reconhecida internacionalmente. Isto, além de promover a reflexão e o debate sobre o tema da Literatura-Mundo, fazendo circular e dialogar os autores e as suas obras numa plataforma externa alargada.
De recordar, por fim, que a Impresa Nacional-Casa da Moeda, em conjunto com a Imprensa Nacional de Cabo Verde, atribui anualmente um Prémio Literário em Cabo Verde, o Prémio Literário Arnaldo França.