
Imprensa Nacional Casa da Moeda cria Prémio Diário da República
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda criou o Prémio Diário da República, prosseguindo a missão de serviço público de fazer chegar a informação oficial a todos os cidadãos. A primeira edição, lançada em setembro, promove um concurso dirigido a estudantes para apresentação de propostas de criação do logótipo institucional, com identidade gráfica completa, para o Diário da República.
Uma iniciativa anual promovida pela Unidade de Publicações Oficiais da INCM, responsável pela publicação do Diário da República, que nos últimos anos tem implementado diversas melhorias no sentido de simplificar e melhorar o acesso dos cidadãos ao jornal oficial. O Diário da República, como serviço público universal e gratuito, veio dar um contributo determinante para a democratização do acesso à informação jurídica, um compromisso recentemente alargado com a publicação de conteúdos relevantes nas redes sociais.
A primeira edição do Prémio Diário da República é dedicada à renovação da identidade da marca e visa premiar ideias para o logótipo do Diário da República, caracterizando o jornal oficial e constituindo um símbolo representativo da sua identidade e singularidade. O projeto vencedor poderá vir a ser utilizado nos seus documentos administrativos, formulários e materiais de divulgação, projetos e iniciativas, bem como nos respetivos canais institucionais.
O concurso é dirigido a quem frequente ou tenha concluído há menos de 2 anos um curso superior nas áreas de Belas Artes, Design de Moda, de Interiores e Industrial e de Técnicas Audiovisuais e Produção dos Media. O júri do Prémio é composto por Bruno Pereira, diretor da Unidade de Publicações Oficiais; Catarina Romão Gonçalves, em representação do membro do governo responsável pelo serviço público de edição do Diário da República; Henrique Cayatte, designer; Tiago Gallo, ilustrador; e Rita Nicolau, designer gráfica, em representação da Direção de Comunicação e Relações Institucionais da INCM.
Ao candidato vencedor é atribuído, em alternativa a escolher por este, prémio pecuniário no valor de €1.500 (mil e quinhentos euros) ou estágio profissional, com duração de 12 meses, a realizar em unidade orgânica da INCM.
A fase de candidaturas decorre de 1 a 31 de outubro e a 19 de dezembro será divulgado o projeto vencedor.
Saiba mais, divulgue e acompanhe este Prémio em premio.dre.pt.