
Há 50 anos a unir séculos
No dia 4 de julho de 1972 deu-se a fusão de dois dos mais antigos estabelecimentos industriais do País, a Imprensa Nacional e a Casa da Moeda, dando origem à INCM. Em 2022 celebramos um percurso de meio século ao serviço das pessoas, das empresas e da Administração Pública, numa empresa que soube acompanhar a evolução e as transformações verificadas na sociedade e no mundo e que é, atualmente, reconhecida a nível nacional e internacional.
O dia do 50.º aniversário ficou marcado por várias iniciativas, a começar pela inauguração da exposição “50 Anos 50 Imagens”, patente na vedação exterior do edifício da Casa da Moeda, mostrando ao público alguns momentos marcantes da história da INCM, de 1972 aos nossos dias. A inauguração contou com a presença dos administradores da empresa, Dora Moita e Alcides Gama, e com a participação de um convidado especial, o Professor Doutor Guilhermino Pires, antigo diretor da área gráfica, que acompanhou de perto a fusão das duas instituições centenárias e cujo testemunho foi ouvido atentamente por dezenas de trabalhadores e trabalhadoras enquanto percorriam a exposição.
Paralelamente, no átrio da porta das oficinas do mesmo edifício, foi também inaugurada uma exposição digital que revela mais 50 momentos marcantes.
O dia ficou ainda marcado por outra intervenção no espaço exterior da Casa da Moeda, junto ao parque de estacionamento, onde as 49 janelas da fachada do edifício fabril receberam novas telas decoradas com elementos alusivos ao aniversário e com fotos parciais do rosto de diversos trabalhadores e trabalhadoras, um trabalho de design que procura mostrar as pessoas enquanto parte essencial da INCM.
A INCM não poderia deixar de homenagear todos aqueles que diariamente contribuem para o cumprimento da sua missão e, ainda no dia 4 de julho, no salão nobre da Casa da Moeda, teve lugar uma cerimónia de reconhecimento e agradecimento a vários trabalhadores e trabalhadoras pelos seus anos de carreira e dedicação à empresa.
Nesta sessão foram homenageadas as pessoas que completam este ano 5 anos, 10 anos, 20 anos, 30 anos e 40 anos ao serviço da INCM. No total foram 106 os trabalhadores convidados pelo Conselho de Administração e presenteados com uma oferta simbólica e um diploma a assinalar a data. A assistir estiveram diretores e colegas que encheram o salão de aplausos e ovações de reconhecimento.
Ainda no âmbito dos 50 anos da INCM, no dia 3 de julho, realizou-se a II Corrida INCM, de que lhe damos conta com mais detalhe na área da Sustentabilidade desta edição da Matriz.
O jantar de aniversário, no dia 8 de julho, foi outro evento especial, que juntou colegas e amigos de todas as áreas e geografias da empresa. O convívio e a boa disposição foram uma constante nesta celebração, que teve na apresentação das novas fardas da empresa um dos seus momentos altos.
Até ao final do presente ano, vamos ter mais iniciativas a assinalar o 50.º aniversário da INCM e, como não poderia deixar de ser, serão igualmente noticiadas na Matriz.
Parabéns a todas e a todos por estes 50 anos a unir séculos!