Fazer com que as “coisas” aconteçam

Por Carlos Catela, Chefe do Serviço de Logística

Um bom dia para todas e para todos os colegas. É um prazer para o Serviço de Logística (SLG) estar presente e assinar o editorial da Matriz de fevereiro. Quando nos convidaram, a nossa resposta foi um sim imediato. Que melhor maneira poderíamos ter de conseguir chegar diretamente a todas e a todos, explicando um pouco melhor quem somos, o que fazemos, quantos somos, onde estamos e, sobretudo, qual o nosso contributo para a INCM, para os colegas de todas as áreas e para os nossos stakeholders

Poderíamos dizer que quanto mais invisível for o nosso trabalho, mais eficientes estaremos a ser. Até certo ponto, até poderá ser verdade, mas melhor ainda é poder transmitir uma ideia global do nosso trabalho.

Em linguagem muito simples, o Serviço de Logística é uma unidade de suporte às operações da INCM, que tem como missão assegurar a gestão integrada da cadeia logística da INCM e que, tantas vezes, torna possível que as “coisas” aconteçam. Para além disso, somos também uma espécie de “memória” da empresa, dada e enorme quantidade e diversidade de bens que temos à nossa guarda e de que somos “fiéis depositários”.

Este conjunto de operações, de que melhor falaremos a seguir, é assegurado, através dos armazéns situados na Casa da Moeda, em Vialonga e na Póvoa de Santa Iria, por 29 colegas que garantem o cumprimento dos prazos dos pedidos efetuados por clientes internos e externos.

Esta excelente equipa conhece como ninguém todos os bens produzidos pela INCM, assim como todas as matérias-primas necessárias à produção dos mesmos. Os pedidos recebidos e as informações disponíveis são executados utilizando um software de gestão que é transversal a toda a empresa.

As condições de trabalho foram substancialmente melhoradas nos últimos 6 anos, através de um forte investimento em modernos equipamentos por parte da empresa, não só na aquisição de armazéns automáticos e equipamentos de movimentação de cargas, bem como duas viaturas novas, uma pesada e uma ligeira de mercadorias, mas também nas condições físicas de trabalho. A implementação de um módulo WM (Warehouse Management), que veio ajudar a gestão física dos espaços, é outro sinal de modernidade e de aposta nesta área. Este sistema encontra-se instalado nos armazéns de matérias-primas de Vialonga e da Casa da Moeda. Mas o essencial do SLG, sublinho, são as nossas trabalhadoras e os nossos trabalhadores, o conhecimento que têm da logística da INCM, que através do seu esforço fazem com que o nome da empresa seja reconhecido como cumpridor de prazos e como uma entidade que consegue prestar um bom serviço público. Trabalhadores esses que nem sempre têm visto o seu esforço reconhecido internamente, embora tenham sempre como objetivo a realização de um trabalho que queremos eficiente e com qualidade.

Quando juntamos os vários milhares de bens disponíveis na empresa – e basta pensarmos em livros, moedas, matérias-primas essenciais à produção –, e na execução dos pedidos das fábricas, das unidades orgânicas, das lojas, de clientes nacionais e internacionais e de fornecedores, a melhor ideia que tenho é a de um enorme jogo do Tetris, em que todas as peças, de tamanhos diferentes e a cair ao mesmo tempo, têm de ser rápida e devidamente encaixadas umas nas outras. Só assim conseguimos com sucesso dar respostas a tão diversas atividades, como a entrega de matérias-primas às fábricas, livros e documentos nas lojas e a clientes, ou distribuição de moeda no espaço nacional e internacional. Isto, naturalmente, para além do armazenamento e do transporte de bens e equipamentos “internos”, da própria INCM, entre as diferentes áreas da Empresa.

Feita esta curta descrição genérica, apenas umas palavras para dar uma imagem do que é o centro logístico, composto por um moderno armazém situado em Vialonga, com uma área útil de armazenamento de cerca de 2000 m2, equipado com prateleiras com capacidade para 1689 paletes, armazenadas em alturas que oscilam entre 7 e 9 metros. O armazém da Póvoa de Santa Iria, substancialmente mais pequeno, com uma área de cerca de 1000 m2, que suporta a área editorial e alguns materiais leves dada a fraca capacidade da placa. Os armazéns da Casa da Moeda asseguram algumas atividades de matérias-primas e todo o produto acabado de segurança e moeda.

Para o Serviço de Logística é um ponto de honra prestar um serviço de excelência, por forma a que a INCM continue credível e com sucesso.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...