European Design Awards 2022 | Ouro e prata para dois projetos da Imprensa Nacional no European Design Awards 2022

Dois projetos da Imprensa Nacional, assinados pelo Estúdio João Campos, venceram os prémios de ouro e prata European Design Awards 2022, em Tallinn, na Estónia, em meado de junho.

A «Coleção Comunidades Portuguesas» ganhou o ouro na categoria book cover series, e o livro Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo, de António Pigafetta, com tradução de Joana Lima, ganhou prata na categoria book cover.

A «Coleção Comunidades Portuguesas», editada pela Imprensa Nacional, em parceria com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, pretende trazer a público testemunhos, documentos, ensaios e obras de criação literária respeitantes aos portugueses que vivem, trabalham e criam fora de Portugal.

Foi desenvolvido um estilo de ilustração de traço ingénuo, que se materializa, em cada capa, numa coreografia única, composta por formas e cores simples, impressas e, depois, cunhadas.

Embora reconhecível como coleção, o estilo visual é propositadamente flexível, apropriável pelo tema ou autor que ilustra, para que cada texto seja, assim, celebrado na sua singularidade.

Já o relato da primeira viagem de circum-navegação de Antonio Pigafetta, um dos 18 sobreviventes é, provavelmente, o documento escrito mais importante associado à célebre viagem projetada por Fernão de Magalhães.

Numa homenagem ao poder transformativo da viagem e do peculiar relato de Pigafetta, a capa desta edição portuguesa enfatiza a ideia de dualidade. O antes e o depois. A partida e a chegada. A armada robusta e os sobreviventes desfalcados. A escuridão da ignorância e a luz do conhecimento. A tensão gráfica entre capa e contracapa — o paralelismo imperfeito — remete, assim, para uma viagem tão polémica quanto transformadora, que não só viria a mudar a nossa perceção do mundo, como a nossa perceção do próprio conhecimento.

O miolo, por sua vez, organiza-se sobre uma grelha que dá primazia ao conteúdo e respetivas particularidades. Mas como elemento de continuidade, é cruzado pela linha de horizonte traçada na capa, que guia as entradas de capítulos e os alinhamentos verticais das notas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...