
Escola António Arroio visita a Contrastaria
Para a Contrastaria, o final do ano é sinónimo de muito trabalho, que se intensifica com a chegada do Natal e a comercialização de peças de ourivesaria e joalharia, tão característica desta época do ano. Mas nem a aproximação do término de 2022 fez abrandar a dinâmica própria de uma visita de estudo!
A Contrastaria de Lisboa recebeu os alunos da escola António Arroio, nos dias 29 de novembro e 2 de dezembro, levando-os numa visita guiada pelas instalações, onde as várias turmas tiveram oportunidade de conhecer, por dentro, a atividade secular de ensaio e marcação de artigos com metais preciosos.
Os nossos colaboradores, com toda a sua sapiência e alegria, explicaram aos alunos, plateia atenta e muito interessada, as técnicas de marcação usadas e os demais processos inerentes a este serviço oficial.
No programa de especialização em Ourivesaria, de que a escola dispõe, ganham-se competências técnicas e tecnológicas necessárias à construção de peças em metal precioso, pelo que esta visita proporcionou a consolidação de conhecimentos não só sobre o início exercício de atividade, mas também sobre o ensaio e a aposição da marca de contraste nos artigos.
Estas visitas acontecem na senda de aproximação da Contrastaria a todos os stakeholders do setor, com o objetivo de dar a conhecer a sua atividade e a importância da marcação de metais preciosos, como já havia feito quando visitou os jovens artistas, alunos do curso de Ourivesaria, bem como quando partilhou o seu know-how com os alunos do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
A Contrastaria e a comunidade educativa seguem, assim, de braço dado na formação dos profissionais da área.