
Dinossauros de Portugal (3) — Miragaia longicollum
Peça Única
Dando continuidade à série «Dinossauros de Portugal», a República Portuguesa emite agora a terceira e última moeda de coleção alusiva ao nosso valioso património paleontológico. Desta vez, a espécie homenageada é o Miragaia longicollum, um dinossauro que viveu no Jurássico Superior, há 150 milhões de anos.
👉 Sabia que Portugal é o país do mundo com mais espécies de dinossauros por Km2?
Muitas são as espécies de dinossauros que foram encontradas em território luso, um privilégio para todos, que dá a obrigação de proteger, acarinhar e divulgar.
Para homenagear este património e dando continuidade à série «Dinossauros de Portugal», vai ser emitida agora a terceira moeda de coleção alusiva este valioso património paleontológico.
👉 Quando e onde foi encontrado este dinossauro?
Em 1999, na zona da Lourinhã, foram encontrados ossos fossilizados de um dinossauro. No entanto, só entre 2002 e 2006, os investigadores prepararam os fósseis, os moldes e as réplicas, e concluíram que haviam descoberto uma nova espécie de estegossauro, viveu no Jurássico Superior, há 150 milhões de anos, o Miragaia longicollum.
👉 Porquê este nome?
Tem duplo significado: se por um lado Miragaia é a povoação perto da Lourinhã, onde foi descoberto, também significa “bela Gaia” (deusa da Terra), de pescoço longo.
👉 Onde pode ser visto?
Os fósseis originais como modelo do Miragaia longicollum com mais de quatro metros de altura podem ser visitados no Museu e no Dino Parque da Lourinhã.
Um desenho que poderia estar representado num artigo científico.
Mais uma vez desenhada por Joana Bruno, formada em arqueologia e especialista em ilustração científica, esta moeda apresenta no anverso as vértebras cervicais do Miragaia longicollum, bem como o seu crânio e as placas ósseas que acompanhavam a coluna vertebral do animal.
No reverso, vemos a representação em vida deste imponente estegossauro, sendo possível admirá-lo de forma quase tridimensional.
Conferindo-lhe ainda mais realismo, na versão em prata desta moeda comemorativa o Miragaia longicollum surge colorido, com a curiosidade adicional de brilhar no escuro.