Dicionário de Numismática

Uma das missões do Museu Casa da Moeda é produzir e divulgar conhecimento em torno de duas áreas: a Numismática e a Medalhística. Esta escolha resulta do facto de o Museu guardar uma coleção de moedas e medalhas que representam todas as civilizações históricas. O Museu integra atualmente cerca de 45.000 objetos já inventariados e classificados, entre os quais cerca de 36.000 moedas e 9.600 medalhas. O trabalho que realizamos todos os dias visa conferir visibilidade a esta coleção, que está ligada, na sua origem, a duas instituições diferentes: a Casa da Moeda e a Casa Real Portuguesa.

Além da página na internet, o Museu Casa da Moeda divulga as suas atividades através de várias redes sociais, entre as quais o Facebook e o Instagram. A sua presença nestas redes suscita a atenção junto do público, que deixa reações ou faz comentários acerca das publicações que saem todas as semanas. Por vezes, o público questiona-se acerca dos termos técnicos que utilizamos quando descrevemos uma moeda ou uma medalha. Foi para colmatar esta lacuna que criámos uma rubrica de publicações nas redes sociais a que atribuímos a designação «Dicionário de Numismática».

O «Dicionário de Numismática» é uma rubrica que visa apresentar conceitos técnicos que são utilizados com frequência pelos numismatas, mas que podem ser opacos para o público que segue as publicações do Museu. Visa, portanto, definir palavras ou expressões que se encontram em qualquer livro sobre Numismática e que correspondem à terminologia própria desta ciência. A terminologia é o conjunto dos vocábulos próprios de uma área de atividade e que servem para designar os sistemas de ideias ou noções que lhe são inerentes. 

O «Dicionário de Numismática» seleciona os vocábulos cuja compreensão requer conhecimentos mais especializados e associa-lhe uma definição que se pretende clara, concisa e objetiva. Visto que não é possível dizer tudo nesta definição, o seu propósito é dizer aquilo que é essencial: no fundo, a ideia que que nos ajuda a definir, de forma rápida e eficaz, uma palavra ou expressão. Para facilitar a aprendizagem, o «Dicionário de Numismática» associa uma imagem a cada definição. Esta associação permite que o conceito seja explicitado de duas formas: através de um pequeno texto e através de uma fotografia elucidativa.

Pela sua natureza, o «Dicionário de Numismática» é uma rubrica em atualização permanente. A sua função é sobretudo didática e pedagógica: contribui para divulgar o conhecimento sobre a moeda e a sua história, mas também para aproximar esta ciência do público. Em última instância, o seu objetivo é fazer com que o público conheça melhor esta área e adquira as ferramentas necessárias para que possa interpretar e descodificar, de forma cada vez mais autónoma, a terminologia que lhe é própria.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...