Desperte os Sentidos: Primeira Moeda Portuguesa com Cheiro!  

Desperte os Sentidos: Primeira Moeda Portuguesa com Cheiro!  

Espécies de Plantas Ameaçadas – Hortelã-brava-de-folha-longa

Trata-se de um marco revolucionário, esta moeda traz uma surpresa extraordinária: é a primeira moeda portuguesa com cheiro! Microcápsulas de fragrância de menta foram incorporadas na tinta, libertando o seu aroma quando friccionadas. Assim como a própria planta, esse aroma será efêmero, portanto, devemos desfrutar dessa experiência sensorial enquanto podemos.

Depois do trevo-de-quatro-folhas (Marsilea quadrifolia) e do alcar-do-algarve (Tuberaria major), temos agora a terceira moeda da série “Espécies de Plantas Ameaçadas”, que visa promover o conhecimento e a preservação das espécies da flora nacional atualmente em perigo. Assim como as duas moedas anteriores, a moeda de coleção dedicada à hortelã-brava-de-folha-longa foi desenhada pela talentosa ilustradora Catarina Sobral, premiada tanto nacional quanto internacionalmente.

🌿 Características da Hortelã-brava-de-folha-longa:

  • Tem entre 25 e 117 cm,
  • Folhas com comprimentos entre 5 e 10 cm,
  • cresce em locais húmidos
  • Florescimento, entre junho e agosto
  • Flores que variam entre o branco, o rosado e a púrpura.

🌿 A importância da conservação:

A hortelã-brava-de-folha-longa, apesar de parecer apenas mais uma variedade de menta para olhares desatentos, contribui significativamente para a riqueza da flora e dos habitats locais. Embora não haja ameaças significativas conhecidas para esta planta, é essencial garantir sua conservação e até mesmo reforçar sua população para evitar o declínio.

Não perca a oportunidade de sentir a magia da hortelã-brava-de-folha-longa nas suas mãos e experimentar a primeira moeda portuguesa com cheiro, nas nossas lojas físicas, em Lisboa, Porto e Coimbra ou na nossa loja online www.loja.incm.pt