Contrastaria Portuguesa comemora 140 anos

A celebrar 140 anos desde a sua criação, com um propósito da defesa do consumidor final e da proteção da leal concorrência entre os operadores económicos num mais eficaz combate à falsificação que já remonta ao século XIII, a Contrastaria Portuguesa tem hoje um papel incontornável na atividade económica do país, designadamente no setor da ourivesaria, ao assegurar o ensaio e a marcação dos artigos com metais preciosos.

De junho de 2020 a junho de 2022 entraram para certificação na Contrastaria aproximadamente 2,5 toneladas de ouro e 21,5 toneladas de prata, traduzindo um notável aumento de 344% do número de peças desde o início deste período muito difícil e particular da história. Apostada em gerir a adversidade, com respostas flexíveis e de apoio financeiro à recuperação do setor nesta fase pandémica, a Contrastaria soube transformar as dificuldades em oportunidades, aproveitando este período para um processo de transformação e de melhoria processual e tecnológica. Mesmo com este aumento do volume de obra, com os mesmos recursos, mas de forma mais eficiente, a Contrastaria, em termos globais, conseguiu entregar mais de 50% das peças certificadas em menos de 5 horas, elevando o nível de serviço prestado a patamares nunca antes vistos.

 “Os últimos dois anos foram desafiantes para toda a economia, mas também nos permitiu implementar novos procedimentos na relação com os operadores económicos que vão ao encontro das necessidades do setor, respondendo de forma mais rápida e célere.” explica Paula Pedro, diretora da Unidade de Contrastarias e de Fiscalização.

Para um melhor serviço ao cliente foi naturalmente relevante a inauguração das instalações no parque tecnológico Goldpark em junho de 2020, em Gondomar, numa aposta forte e decisiva em investir numa Contrastaria modernizada, integrada num eco-sistema de partilha de valores e conceitos que se adaptam a um Setor que se quer cada vez mais inovador, criativo e apelativo para os seus operadores, clientes e parceiros. 

No Goldpark proporcionamos um atendimento em espaço reservado, com o triplo dos balcões que, a par da qualificação dos recursos humanos e concomitantemente com a operacionalização, no ano de 2020, de um novo sistema de gestão de senhas através de SMS ou internet, tem possibilitado melhorar significativamente os níveis de atendimento. Destaque para a diminuição expressiva do tempo médio de espera que hoje em dia se tem cifrado apenas em poucos minutos, contrastando com o que acontecia no passado.

Com o objetivo de melhor comunicar, mas igualmente agilizar processos, foi também lançado em 2020 um website exclusivo para a Contrastaria Portuguesa (www.contrastaria.pt), que reforçou a aproximação com os clientes e uma maior celeridade e eficiência de procedimentos, bem como maior segurança e transparência.

O papel da tecnologia nas atividades económicas é incontornável, por isso, mantendo o compromisso de inovação e qualidade, a Contrastaria implementou durante estes dois anos outras relevantes iniciativas que trouxeram inegáveis benefícios a todo o setor. A desmaterialização dos procedimentos administrativos, através de formulários eletrónicos com ligação ao ePortugal.gov.pt, a implementação do pré-registo para a entrada de obra via website, a oferta do  serviço de Pick and Go entre a Contrastaria e as Alfândegas do Porto, que configura um serviço chave-na-mão para os operadores económicos, e a disponibilização do serviço de transporte seguro em todo o país são alguns dos exemplos mais ilustrativos dos projetos já concretizados, a que se juntam outros em curso. Destes, o mais relevante é, sem dúvida, o da revisão do Regime Jurídico da Ourivesaria e das Contrastarias (RJOC), assente na simplificação administrativa e na diminuição de custos de contexto, bem como na adequação da Lei a uma conjuntura inesperada que se revelou penalizadora da economia, pela falta de flexibilidade para acompanhar o mercado. A discussão promovida no âmbito do Conselho Consultivo de Ourivesaria, com as associações representativas dos operadores económicos, representantes das entidades da Administração Pública e de estruturas dos consumidores, foi o ponto de partida para alcançarmos uma regulamentação adequada a um setor que ambiciona uma maior internacionalização e que soube procurar novos modelos de negócio tirando proveito das potencialidades do comércio online, por exemplo.

Inovar a Tradição é o que move a Contrastaria a preservar o seu legado e a encontrar respostas adequadas às exigências do mundo de hoje e do futuro, para a marcação dos artigos com metais preciosos proporcionando confiança no setor de ourivesaria através da marca de contraste. 

A Contrastaria Portuguesa está hoje cada vez melhor preparada para um futuro de muitos cenários, focada na inovação e na transição digital, lado a lado com os desafios que se colocam aos operadores económicos, apostada em manter a articulação e cooperação constantes com as demais entidades do setor de ourivesaria e joalharia que tem pautado este ciclo, prosseguindo em conjunto a procura de novas soluções.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...