
Contrastaria: a aliança entre a tradição e a inovação
O ano de 2020 marcou um ponto de viragem na vida da “velhinha” Contrastaria. Não só pelos motivos menos bons que nos marcaram a todos de forma indelével, mas de modo muito particular por ter sido, coincidentemente, o ano em que a Contrastaria iniciou um processo de reinvenção que podemos ver resumido no slogan que adotou: A marca que faz a diferença!
Com postura firme e ciente da importância do seu papel preconizado na Lei: “assegurar o serviço público de garantir a espécie e o toque dos artigos com metais preciosos”, a Contrastaria assumiu outro papel – apoiar o Setor de Ourivesaria e Joalharia a ultrapassar o período mais desafiante da história recente a todos os níveis. Para este fim, tornou-se ainda mais relevante o processo de reengenharia de processos iniciado com a ajuda do Instituto Kaizen no segundo trimestre de 2020 (em pleno período de confinamento) que resultou numa série de iniciativas dos mais variados âmbitos com o propósito de elevar a níveis de excelência este serviço que promove a lealdade das transações comerciais entre os operadores económicos e assegura a defesa dos consumidores.
Os projetos ilustrados abaixo denotam a ambição desta área de negócio que não quer “apenas” assegurar que se cumpre o serviço público de ensaio e marcação dos artefactos de metal precioso mas antes ser uma verdadeira parceira deste setor ilustre da economia e panorama artístico nacional, fazendo a ponte entre a tradição inerente aos ofícios da Joalharia e Ourivesaria e a Inovação que, sobretudo em momentos de crise, surge como impulsionadora de soluções que permitem gerar valor.
Em sentido lato, a inovação está espelhada de forma bem evidente nas instalações do Goldpark, inauguradas em junho de 2020 para albergar a delegação de Gondomar. Esta delegação tem sido o tubo de ensaio para alguns dos projetos mais impactantes da Contrastaria e que revelam a dedicação de toda uma equipa, do Norte ao Sul, empenhada em participar no processo de otimização de recursos e processos, com um foco inabalável em oferecer o melhor serviço aos clientes. O site autónomo da Contrastaria cimentou o propósito de estreitar a sua relação com os seus clientes, mas também com o consumidor final – veja-se a este propósito a página dedicada a informar o cliente que compra os artefactos, de extrema importância num período em que as compras online ganharam um novo ímpeto que, prevê-se, não irá abrandar.
Mas a Inovação está patente nas novas formas de servir o cliente, designadamente com a atribuição de uma solução de crédito a grande parte dos operadores e com a disponibilização de um serviço de transporte seguro, iniciado em setembro de 2020 no distrito de Braga e que, em março deste ano, foi alargado a todo o país. A inovação é visível, também, nos projetos agora em fase de planeamento ou a iniciar, como o Pré-Registo que permitirá ir mais longe na desmaterialização de procedimentos. Esta solução, que ficará sediada no site da Contrastaria, prevê que o cliente faça de forma autónoma e mais conveniente o processo de entrada de obra, atualmente feito ao balcão, reduzindo os tempos de espera nas instalações da Contrastaria.
O Novo Posto de Triagem e o Ensaio e Marcação em simultâneo terão grande impacto na otimização de processos e, consequentemente, reduzirão ainda mais o lead time, abrindo espaço a explorar outras iniciativas como a Marcação nas Oficinas e a Análise e Marcação de Barras nas fundições.
A Contrastaria não ficará por aqui. Com o sentido de missão que a caracteriza encontrará forma de se adaptar às necessidades de um momento único em transformações e oportunidades. E continuará a fazer a diferença.