Bolsa de Voluntariado já conta com 68 voluntários

A ideia surgiu em julho de 2021 e, em pouco mais de 1 ano, a Bolsa de Voluntariado da Imprensa Nacional Casa da Moeda já reuniu 68 inscritos de Lisboa e do Porto. Instituída de acordo com a Declaração de Compromisso de Responsabilidade Social, a iniciativa tem como objetivo promover uma cultura de apoio e envolvimento da organização na comunidade.

Criada durante o período da pandemia, com todas as restrições que tínhamos, é hoje surpreendente e muito gratificante ver este número de trabalhadores e trabalhadoras, de norte a sul, envolvidos com tanto entusiasmo nesta iniciativa”, refere Sílvia Gonçalves, da Direção de Desenvolvimento de Pessoas. 

O arranque do projeto ocorreu em novembro de 2021 com a divulgação, na intranet, de um catálogo de ações de voluntariado com 9 ações à distância que foram conquistando as primeiras inscrições. Em dezembro do mesmo ano o apoio dado na Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz e na Casa do Lago da AMI veio confirmar que criar uma Bolsa de Voluntariado com trabalhadores e trabalhadoras da empresa era a peça que faltava na orgânica da instituição.

Entretanto, num concurso interno e após a análise de várias propostas, foi selecionado um logótipo para representar a marca da Bolsa de Voluntariado. Foi Tiago Lima o vencedor do concurso que teve como objetivos definir uma imagem da iniciativa e reforçar a identificação de todos os voluntários com a Bolsa, criando um logótipo composto por diversas mãos.

Nos meses seguintes as obras deste grupo foram-se multiplicando. Foi distribuído um kit a cada voluntário, devidamente identificado, para as ações da Bolsa. Entre outras ações, foi possível ver diferentes equipas, compostas por pessoas de diferentes áreas, a organizar os stocks de doações de produtos de limpeza e de higiene para a AMI, a preparar encomendas para a Make a Wish e a reutilizar as fardas da fábrica para doação aos utentes da AMI.

Paralelamente, e no âmbito da responsabilidade social, foram realizadas recolhas de bens e diversas iniciativas de voluntariado corporativo e de team building que têm aproximado as várias equipas da INCM de diferentes organizações de cariz social. Por exemplo, no âmbito do 250º aniversário vários colaboradores apoiaram na limpeza e na reabilitação do espaço exterior da Associação Cais. 

Para o próximo ano queremos continuar a ver crescer a Bolsa e o número de entidades parceiras, assim como receber mais contributos internos para ajustarmos as ações propostas aos interesses dos nossos voluntários e às necessidades das várias organizações com quem colaboramos”, conclui Bárbara Vasconcelos, coordenadora da Bolsa de Voluntariado.

Para conhecer melhor a Bolsa de Voluntariado basta consultar a intranet ou enviar um email para  incm.solidaria@incm.pt. Junte-se a esta Bolsa!

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...