
Boas Festas!
Aproximamo-nos do fim do ano de 2022! Com ele vem o tempo de fazermos um balanço do que foi o ano de trabalho no Museu Casa da Moeda. À semelhança de outros anos, 2022 trouxe muitos projetos novos, que vieram enriquecer e consolidar a nossa missão como museu ao serviço da sociedade. No ano em que o ICOM – International Council of Museums propôs uma nova definição para o conceito de «museu», o MCM reforçou a sua presença como museu digital e participou numa série de iniciativas destinadas a divulgar o conhecimento numismático e medalhístico. Perseguindo os objetivos propostos na definição, o MCM encetou esforços no sentido de continuar a difundir uma das mais notáveis coleções do género no país, através das tecnologias do futuro. E, seguindo a proposta do ICOM, olhámos sobretudo para quatro direções: a «educação», a «fruição», a «reflexão» e a «partilha de conhecimento».
Ao longo do ano, o MCM marcou presença em dois acontecimentos importantes: a Festa do Numismata, que decorreu no Museu do Dinheiro, e o VI Congresso Nacional de Numismática, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apresentámos os resultados do nosso trabalho, dialogámos com outros museus e instituições, aproximámo-nos do público e dos colecionadores, partilhámos o conhecimento e a experiência adquiridos ao longo de seis anos de existência! Além disso, assegurámos todas as atividades que visam levar o MCM até junto do público: a gestão do sítio e das páginas nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, Vimeo e Pinterest, a produção e a divulgação de conteúdos sob a forma de livros, catálogos, desdobráveis, artigos na Revista M e no boletim Matriz, a edição de um novo número da Revista M, a participação em várias exposições em colaboração com instituições nacionais e internacionais, a inventariação da produção de moeda corrente e comemorativa da INCM, a organização de eventos museológicos e científicos, a elaboração de pareceres técnicos para instâncias judiciais e associações culturais, e, como não podia deixar de ser, a relação com a comunidade pedagógica e científica, através dos nossos canais de contacto e do diálogo com os colecionadores e investigadores.
Com o fim do ano à vista, não podemos deixar de agradecer a presença constante de todos quantos acompanham o nosso trabalho. O trabalho num museu digital implica um empenho diário, às vezes fora de horas, de forma a que possamos manter as nossas portas abertas realmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, à distância de um simples clique. Mas, como é evidente, a nossa missão só faz verdadeiramente sentido se o público estiver do outro lado, sempre à espreita, a seguir todas as novidades acerca da numismática e da medalhística. Por isso nunca é demais recordar o vosso apoio e reiterar o agradecimento: o museu com que sonhamos todos os dias é, de facto, um museu para todas as pessoas! Um Bom Natal e um Próspero Ano de 2023 para todos os nossos amigos!