
Arte Contemporânea Urbana — AKACORLEONE Conhecimento e Igualdade: duas faces da mesma moeda
A segunda moeda integrada na série de moedas comemorativas dedicadas à Arte Contemporânea Urbana é uma criação do artista AKACORLEONE.
Já quase todos nos cruzámos com trabalhos de AkaCorleone. Seja em murais de grande dimensão, instalações e esculturas espalhados pela cidade, ou em reportagens e entrevistas nos meios de comunicação, há mais de dez anos que este artista multidisciplinar deixa a sua marca de norte a sul do país e também no estrangeiro, tornando-o um dos nomes mais reconhecidos da arte contemporânea urbana nacional.
AkaCorleone (Pedro Campiche), nascido em Lisboa em 1985, formou-se em Design e Comunicação Visual. Soube desde cedo que queria estar ligado às artes gráficas e nunca receou experimentar diferentes meios e formatos. A destreza com que joga com tipografia, personagens e formas nas suas composições abriu caminho a exposições individuais e coletivas, bem como à participação em festivais de arte urbana em diversos pontos do mundo.
No reverso da moeda surge em miniatura uma das obras mais emblemáticas de AkaCorleone: o painel de grande escala intitulado EQUALITY. Esse vitral contemporâneo aborda os temas da igualdade racial, de género e de oportunidades. Inspirando-se nos vitrais religiosos e no «Homem de Vitrúvio» de Da Vinci, o artista atualizou símbolos e outras referências para criar um novo ideal. As cores garridas que escolheu transpor para a moeda sintetizam a luz em direção à qual devemos caminhar.