
Ação de Voluntariado Corporativo alinhada com Agenda 2030 da ONU
A primeira ação de voluntariado corporativo da INCM – “Da Semente à Arvore, Mãos na Terra” – que convida todos os trabalhadores e trabalhadoras a plantar uma árvore no Parque Natural de Sintra Cascais dá resposta às prioridades mundiais para 2030 definidas pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030. A iniciativa realiza-se no próximo dia 12 de novembro, das 10h00 às 12h30, e pretende reunir as equipas em torno de causas que são de todos diariamente.
Pela Sustentabilidade
Como já é público, a ONU definiu uma Agenda para 2030, onde define as prioridades e aspirações mundiais para esse ano, a nível económico, social, ambiental, para a promoção da paz, da justiça e de instituições eficazes. Esta agenda está materializada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que assumem uma dimensão global, reconhecendo que não podem ser alcançados sem a ação de todos: governos, empresas e sociedade civil.
A INCM identificou quais os ODS onde a atividade da empresa tem mais impacto e assumiu o compromisso de, através da definição de uma política de sustentabilidade transversal a todas as áreas de negócio, trabalhar em alinhamento com as prioridades mundiais. Este compromisso, alinhado também com a missão da organização, é visível no dia-a-dia e materializa-se com o trabalho de todos e de cada trabalhador e trabalhadora.
Por exemplo, ao produzir cartões de identificação, as equipas da INCM estão a contribuir para o cumprimento do ODS 16, meta 16.9 que determina às instituições “fornecer identidade legal para todos”; a equipa da UPO ao “promover o Estado de Direito” com a publicação das leis cumpre a meta 16.3 do ODS 16 e as diversas iniciativas que têm como objetivo a “preservação do património cultural” estão alinhadas com a meta 11.4 do ODS 11 da Agenda 2030.
No âmbito do combate às alterações climáticas, o investimento realizado nos painéis solares fotovoltaicos corresponde ao ODS 13. É também neste ODS que se enquadra a atividade da ação de voluntariado agora proposta, em parceria com a Associação Plantar uma Árvore, dado o impacto ambiental da plantação de árvores nas alterações climáticas e o contributo para a preservação do património natural de Portugal.
Com Responsabilidade Social
Neste contexto, e ao estabelecer as suas prioridades, a INCM assumiu também o seu compromisso com o ODS 10 que determina como objetivo: “Reduzir as desigualdades”. A recentemente criada Bolsa de Voluntariado, e as diversas iniciativas enquadradas no âmbito da responsabilidade social, são uma concretização direta deste compromisso ao promover uma cultura de apoio e envolvimento ativo criando impacto positivo nas comunidades onde a empresa está inserida.
Assim, com esta ação de voluntariado corporativo o ODS 10 é cumprido através da colaboração com o Café Joyeux, o primeiro restaurante solidário em Portugal, que irá assegurar o fornecimento de uma refeição ligeira a todos os participantes.
Alinhe connosco neste compromisso que é de todos. As inscrições são até dia 28 de Outubro através do email: incm.solidaria@incm.pt. A INCM assegura o transporte para os trabalhadores e trabalhadoras do Porto e de Coimbra que participem na ação.
Juntos, construímos uma pegada mais sustentável.