A Segurança na INCM

Alinhado com a Missão da INCM – “Criar, produzir e fornecer bens e serviços que exigem elevados padrões de segurança” -, e partilhando a sua Visão – “Ser reconhecida, a nível nacional e internacional, como líder em produtos e serviços de segurança essenciais à sociedade” – surge, em 2019, o Serviço de Segurança Interna, completamente focado na segurança das pessoas, bens e serviços.

A INCM é uma empresa de referência em Portugal, em que a segurança e fiabilidade dos produtos produzidos e dos serviços prestados é fator de credibilização, mas também, porque os seus estabelecimentos e processos de produção detêm idêntica exigência no cumprimento de normas de segurança. 

A certificação de alguns desses produtos – no plano nacional e internacional – depende de rigorosas normas e procedimentos, sem os quais a imagem da INCM, e dos bens de segurança por ela produzidos, dos serviços prestados e dos dados sensíveis utilizados, não poderiam atingir os elevados padrões efetivamente alcançados. Importa destacar alguns documentos mais relevantes que refletem as suprarreferidas normas e procedimentos:

  • Manual do Sistema Integrado de Gestao – Tem como finalidade definir a direção, os princípios e as regras básicas da gestão do Sistema Integrado de Gestão, bem como identificar o modo como são determinadas as questões externas e internas assim como as partes interessadas, suas necessidades e expectativas, bem como as obrigações estatutárias, regulamentares, contratuais e demais obrigações legais;
  • Regulamento de Segurança – estabelece os requisitos de acesso às instalações, circulação entre diferentes áreas e as restrições na entrada e/ou saída de áreas de acesso condicionado.
  • Política de Segurança da Informação – Pretende, entre outros objetivos, assegurar a disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação, relativa a serviços e infraestruturas, quer em circunstâncias normais, quer excecionais, de funcionamento, sendo aplicável a todos os ativos, incluindo os recursos de armazenamento, transmissão e processamento;
  • Política de Captação de imagens – estabelece as orientações relacionadas com a captação de imagens que, direta ou indiretamente, afetem os ativos de informação;
  • Plano de Segurança Internouma peça fundamental para estabelecer os princípios de prevenção de sinistros e, em situação de emergência, se prosseguirem os objetivos de minimização das suas consequências visando a preservação da vida humana, do património e do ambiente.

O SSI dá, igualmente, especial enfoque em matérias relacionadas com confidencialidade e sigilo, mantendo, em plataforma informática, as declarações de confidencialidade de todos os visitantes que acedem a qualquer das instalações da INCM, em estrito cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Tendo em vista a modernização dos sistemas de monitorização e controlo, o SSI tem conseguido importantes melhorias, as quais não passam despercebidas nas variadas auditorias por que passamos, e, certamente, não passam igualmente ao lado de todos os que circulam pelas instalações da INCM. Não pretendendo ser exaustivo, elenco alguns dos avanços tecnológicos alcançados:

  • Migração dos leitores de controlo de acesso, talvez a parte mais visível para todos, para leitores sem contacto;
  • Migração de outros sistemas menos visíveis, mas igualmente importantes como a videovigilância, a intrusão ou a deteção de incêndio;
  • Implementação de soluções informáticas para registo de eventos, registo de visitantes, ou até mesmo o acesso ao parque de estacionamento;
  • Construção de uma nova Central de Controlo, cumprindo todos os requisitos legais e incorporando as melhores práticas do mercado, permitindo que a INCM possa certificar-se em deferentes referenciais normativos;
  • Monitorização e controlo de edifícios descentralizados;

O SSI implementa controlos e participa ativamente nos procedimentos não só do Serviço de Logística, mas também da Gráfica de Segurança, Contrastarias e respetivos Laboratórios, Moeda, Lojas, tem também uma colaboração muito próxima das áreas de Segurança de Informação, Obras e Manutenção, Limpezas, Informática, entre outras cuja relação é menos frequente como por exemplo em eventos realizados dentro das instalações.

Não irei falar sobre as certificações obtidas pois é um tema que já foi publicado, no entanto, em todas elas, o SSI está presente, procurando o equilíbrio entre as restritas regras de segurança que os produtos que produzimos exigem e a necessidade das áreas em desenvolver a sua atividade. 

Fica o desafio para uma leitura mais atenta às Políticas e Regulamentos da INCM, no entanto partilho algumas recomendações:

  • Cartões de identificação
  • Não deve nunca ceder o seu cartão a nenhum outro trabalhador ou colaborador, seja por que motivo for.
  • Os trabalhadores, colaboradores e visitantes, devem andar sempre com o cartão de identificação bem visível.
  • Situações duvidosas:
  • Caso detete alguma situação suspeita nas zonas exteriores contíguas às instalações, não aborde o indivíduo. Alerte o agente da PSP (quando aplicável) e/ou a segurança o mais rápido possível.
  • Acesso às Instalações:
  • Se pretender aceder a um espaço ao qual não tenha acesso, o pedido deverá ser feito à Central de Controlo através dos intercomunicadores e/ou telefone, a qual irá verificar se estão reunidas as condições para atribuição desse acesso;
  • Os visitantes não devem circular sozinhos nas instalações.

Mantenha-se atento, brevemente o seu cartão terá mais uma funcionalidade.
Juntos conseguiremos elevar “O Valor da Segurança”!

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