
A melhoria contínua na INCM
por Ricardo Vieira, Diretor da Direção de Processos, Risco e Compliance (DPR)
É com grande orgulho que assino o presente editorial no mês em que a INCM comemora 50 anos de criação e que tem sido marcado por um conjunto de eventos que destacam a evolução admirável da organização até aos dias de hoje.
Tivesse entrado hoje na INCM, e diria que é surpreendente o caminho percorrido. No entanto, com apenas 5 anos de casa vejo já essa evolução como natural e parte do ADN de uma organização que tem se reinventado ao longo da história.
O Sistema Integrado de Gestão (SIG), sistema que identifica, documenta e monitoriza a implementação dos processos da organização, tem hoje 5 sistemas de gestão certificados. Há 5 anos tinha apenas 3.
Em 2018, obteve a recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e ambiental (ISO 14011), após as respetivas normas terem sido alteradas exigindo, principalmente, que as organizações adotassem um “pensamento baseado em risco”.
Hoje a gestão de risco corporativa é assumida como parte integrante da gestão por forma a assegurar a proteção dos ativos da INCM e o cumprimento dos objetivos estabelecidos, e é reconhecida sistematicamente pelos nossos auditores externos como um dos pontos fortes da organização.
Também em 2018, a INCM assegurou a certificação do seu Sistema de Gestão de Produção Gráfica de Segurança (ISO 14298) na Casa da Moeda. Atualmente a INCM é reconhecida como parte de um grupo restritos de empresas a nível mundial, e a única organização portuguesa, que possui tal certificação o que lhe permite concorrer a vários concursos nacionais e internacionais. Recentemente, também o edifício da Imprensa Nacional foi certificado permitindo alargar o leque de produtos certificados.
Em 2021, a INCM certificou também o seu sistema de gestão da conciliação entra a vida profissional, familiar e pessoal (NP4552), atestando o trabalhado desenvolvido, desde há muitos anos, na promoção de múltiplas medidas de apoio em diferentes esferas de ação (saúde, apoios sociais, família, bem-estar, entre outros) que podem ser consultadas no Portal INCM Consigo, recentemente criado.
Nenhuma destas conquistas seriam possíveis sem o esforço de todos e o trabalho realizado na Direção de Processos, Risco e Compliance (DPR), que tem como objetivo fomentar nas várias unidades orgânicas práticas de gestão e operação alinhadas com referências e boas práticas reconhecidas internacionalmente numa lógica de sustentabilidade e melhoria contínua, garantindo o compliance e fomentando uma cultura de gestão e prevenção de riscos.
Para além do trabalho de compliance que suporta todas as certificações, a melhoria continua é assegurada através de projetos de revisão processual visando a digitalização de documentos e processos como são exemplos os recentes processos desmaterializados nas plataformas JIRA, GesDock ou Sharepoint, ou através da implementação de tecnologias de Indústria 4.0, como é o caso do Projeto ShopLogix. Importa ainda destacar o Programa Kaizen, criado em 2011, e que tem como objetivo melhorar a eficiência operacional e assegurar uma mudança de cultura organizacional baseada na melhoria contínua.
Por fim, e não menos importante, todas as atividades referidas são suportadas por uma estratégia de sustentabilidade, uma responsabilidade indelével da história da INCM que mantém como pressupostos-base a sustentabilidade económico-financeira da empresa, o respeito pelos valores ambientais e sociais para com todas as partes interessadas e, em particular, para com os colaboradores, mantendo também a cultura como dimensão privilegiada para a sua atuação, por estar intimamente associada à sua missão.
Concluindo, ainda que o processo de melhoria contínua não tenha fim, os resultados até ao momento demonstram que o caminho trilhado está a surtir efeitos e que, não se desviando dos seus pressupostos e valores, a INCM terá a capacidade de continuar a reinventar-se e a celebrar novos feitos e conquistas.