
A inovação tem o nome de INCM – Prémio IN3+, 4.ª edição
As alterações da sociedade em que vivemos são cada vez rápidas e em muito mais níveis do que alguma vez imaginámos enquanto sociedade. Este facto é facilmente comprovável e tem sido repetidamente anunciado e explorado. Outro facto, talvez menos evidente, mas igualmente importante, é que os agentes da sociedade, sejam eles pessoas ou organizações, que mais inovarem, serão aqueles com melhor perspetiva de adaptação a uma sociedade em constantes alterações, desafiando todo o futuro, incluindo a própria sustentabilidade.
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, enquanto herdeira de instituições de tão longa história e que acompanharam a evolução do nosso país ao longo de vários séculos, tem forçosamente de colocar-se na linha da frente da mudança, sendo agente promotor das boas mudanças, lutando contra as más, posicionando-se ainda como um agente ativo do papel do Estado na vida das pessoas, ao serviço da cidadania e da comunidade.
A chave para a mudança, pelo menos a que nos interessa a todos, é uma: diz-se inovação. É mais do que uma paixão, é uma identidade, que muito nos deve orgulhar.
Neste contexto, o Prémio IN3+ é, pois, um dos principais instrumentos da nossa organização para manter a INCM como agente da boa mudança, um motor para premiar as três melhores ideias a concurso. Recordo que nas três edições anteriores foram vencedores os projetos Papel Secreto (2016), ATLAS (2018) e IDINA (2021).
É, então, com a enorme responsabilidade de manter a tradição de inovar, que a INCM acaba de lançar uma nova edição do Prémio IN3+, com abertura da receção de candidaturas no dia 28 de abril, até ao dia 31 de julho. Ao Prémio IN3+ podem concorrer todos os investigadores das instituições parceiras da Rede de Inovação, atualmente com 60 Universidades, Centros de Investigação, Start-ups e Incubadoras de Empresas.
E para que a aposta na Inovação traga à INCM os benefícios desejados, foram definidas cinco áreas estratégicas para as ideias apresentadas. São elas a Identificação, a Autenticação, o Governo Tecnológico, a Moeda de Coleção e a Sustentabilidade e Eficiência Interna.
O júri do Prémio IN3+ é ilustremente composto pelo Professor Manuel Heitor (Instituto Superior Técnico, Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Presidente do Júri, e pelo Professor Vítor Constâncio (Instituto Superior de Economia e Gestão, Ex-Ministro das Finanças), Drª. Isabel Furtado (MIT Portugal, TMG, Vice-Presidente da ATP e Ex-Presidente da COTEC), Doutora Sílvia Garcia (Conselho de Administração da ANI, Ex-Responsável pelo INCM LAB), Professora Maria Manuel Leitão Marques (Deputada do Parlamento Europeu, Universidade de Coimbra e Ex-Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa) e Dr. Alcides Gama (Conselho de Administração da INCM), de todos nós bem conhecido.
O júri terá certamente muito trabalho pela frente, para que o anúncio das ideias vendedoras da 4ª edição do Prémio IN3+ seja feito até ao final do ano 2023.
Para concluir, exorto todas e todos os trabalhadores da INCM a juntar-se neste esforço coletivo de divulgação do nosso Prémio IN3+, sendo agentes ativos na mudança que, como sabemos, não se faz sozinha. É preciso também que esta ocorra internamente, pois o caminho da vitória é o caminho da Inovação.
Nuno Gonçalves
Responsável do INCM LAB