35.º Aniversário do Programa Erasmus

Espírito de abertura

A 17 de Junho de 1987, pouco tempo depois da adesão de Portugal à CEE, era lançado o Programa Erasmus. Ao longo destes 35 anos, cinco milhões de pessoas puderam embarcar numa experiência de partilha.

Erasmo de Roterdão (1466-1536) foi um humanista, filósofo, teólogo e tradutor holandês que viajou por toda a Europa, convivendo com outros grandes intelectuais do seu tempo. A sua abertura e a sua curiosidade levaram a que a União Europeia o escolhesse como padrinho simbólico deste programa. Para celebrar o êxito do Programa Erasmus, a Comissão Europeia decidiu cunhar conjuntamente uma moeda comemorativa. Trata-se de um acontecimento raro, pois antes desta ocasião houve somente quatro emissões comuns a todos os países do Euro. 

Refletindo o espírito democrático da União Europeia, o desenho desta moeda comemorativa — da autoria de Joaquin Jimenez — foi escolhido por voto popular on-line, em 2021.

Em Portugal, esta moeda de 2,00 € terá o limite de 1 000 000 € e a INCM, dentro deste limite, é autorizada a cunhar até 6.000 moedas com acabamento especial do tipo «Brilhantes não circuladas» (BNC) e até 6.000 moedas com acabamento especial do tipo «Provas numismáticas» (proof).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...